quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEGURO MORREU DE VELHO

Sou cliente antigo do posto de saúde da Lixeira. Todos os anos no mês de abril, munido da minha carteira de vacinação, ali compareço para tomar as vacinas que protegem a minha saúde.

Até agora a estratégia está dando certo. Neste ano inclui na minha carteira, uma vacina nova - a Gripe A (H1N1). Gentilmente a enfermeira informou-me que, se eu esperasse mais alguns dias, tomaria a nova – H1N1, e a já conhecida anti gripal dos idosos. Num primeiro momento titubeei frente à proposta, e quase volto para casa. Mas, como que em um sonho, lembro-me dos antigos de Cuiabá com a sua sabedoria expressa eu um dos seus ditados inesquecíveis: “Seguro morreu de velho.” Disse à enfermeira que tomaria a vacina Gripe A (H1N1) agora, e voltaria daqui a quinze dias para tomar a outra.

Chego em casa, e enquanto aguardo o almoço, ligo a televisão no noticiário nacional. Primeira notícia: o Ministério da Saúde informa que foi adiado o início da Campanha Nacional de Vacinação para a Gripe em idosos! Vivemos em um país em que todos os benefícios para a população são adiados, quando não são negados. Só conheço um programa nacional antecipado: a morte dos pacientes. As causas são por demais conhecidas de todos, portanto não irei citá-las.

Antigamente diziam que o ano no Brasil, iniciava-se após o carnaval. Esta sentença pertence ao arquivo morto da nossa história. Agora o que se diz é que tudo irá acontecer (já estão dando prazos), depois da Copa do Mundo em 2014.

Estava crente que a ferrovia do Vuolo já estava chegando à Cuiabá, e descubro pelos jornais que o contrato de concessão para a construção da ferrovia foi rompido, e inacreditavelmente de forma “amigável”. E pasmem! Os recursos sairão do PAC-2 (!), após enfrentar a burocracia para acertar o contrato “amigável.” Como a maioria das obras do PAC-1, não saiu da prancheta por falta de recursos, essa é mais uma história para boi dormir em período eleitoral. Quando venderem a Amazônia (já existe anúncio nos Estados Unidos) os descendentes daquele povinho que foi expulso do Maranhão (os holandeses), farão os trilhos chegarem à Cuiabá. Enquanto isso, diariamente festas são realizadas para assinaturas de papéis – com promessas que jamais serão cumpridas.

A verdade dolorosa é que Mato Grosso conquistou mais um título – é o estado brasileiro de “pior índice de vacinação contra a Gripe A”, aquela que está matando. Mato Grosso foi o único estado brasileiro que não participou no dia 10 de abril, do Dia D, responsável pela nossa última colocação, segundo fontes do Ministério da Saúde. Basta de enrolação! O que precisamos é de sinceridade para enfrentar os nossos problemas, e um mínimo de compromisso para resolvê-los. Falação e festança não enganam nem “besta quadrada”, se é que elas existam. Mostrem a seringuinha com a vacina na televisão, em vez de tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, e o xodó visual dos políticos – uma UTI, sem pacientes, só com os lindos aparelhos.

Seguro morreu de velho – já tomei a minha vacina.

Gabriel Novis Neves
20/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.