domingo, 30 de maio de 2010

CUIABANIA

Cuiabanos são os que nascem em Cuiabá. Os descendentes dos fundadores da cidade receberam posteriormente o carinhoso tratamento de cuiabano de tchapa e cruz. Até hoje esse termo é utilizado, não como troféu, mas como arma para se defender dos migrantes, que acredito ser maioria neste estado e também na nossa capital. Nesta próxima eleição os três candidatos ao governo do estado são chamados pelos descendentes dos bandeirantes, de pau rodado - numa referência que não nasceram em Cuiabá.

Tanto cuiabania como pau rodado são expressões usadas incorretamente. Só o espírito bem humorado da nossa gente para idolatrar o uso das expressões tchapa e cruz e pau rodado. Discordo deste conceito cultural. Os verdadeiros cuiabanos são oriundos de uma civilização milenar pré-colombiana, portuguesa e africana. fantasiados de bandeirantes. Esses são realmente os cuiabanos.

Pau rodado é uma metáfora que traduz a origem incerta daqueles que ficaram enganchados por aqui. Fica evidente nessas designações uma ponta de preconceito com aqueles que chegam, além do equívoco histórico. Tenho como provar o que escrevo. Sou considerado um cuiabano de tchapa e cruz, o que seria um orgulho para mim, mas não, não sou cuiabano de tchapa de cruz para desilusão de muitos.

Filho do Bugre do Bar foi uma forte referência para me incluírem no rol da cuiabania, pois foram os índios e os bugres os primeiros cuiabanos. A mãe do Bugre do Bar, entretanto, era carioca, e descansa no cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. A avó materna do Bugre do Bar era uruguaia e o seu avô gaúcho. Logo o Bugre do Bar não pode ser considerado um cuiabano de chapa e cruz e sim filho de pau rodado. Considero, portanto inadequado o título que recebi da minha gente. Se existisse esta tão falada cuiabania, o cuiabano Eurico Gaspar Dutra, não seria derrotado por um carioca em sua cidade nas eleições para Presidente da República de 1945, pelos cuiabanos de tchapa e cruz!

A cuiabania é um movimento cultural para preservar as nossas tradições e valorizar os nascidos aqui. Será? A cuiabania existe? Tenho lá minhas dúvidas. Acho que é utilizada como produto de marketing para intimidar aqueles que vieram para cá e venceram. Pau rodado deve ser retirado do nosso dicionário. Todos os que aqui nasceram são um pouco pau rodado. Agora, a expressão tchapa e cruz, tão bem imortalizada pelo saudoso carioca Liu Arruda, esta sim, deve permanecer como preservação da memória das nossas mais profundas raízes!

Gabriel Novis Neves
20/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.