segunda-feira, 12 de abril de 2010

MENTIRINHA

Terra agarrativa e linda de Gervásio Leite, das quadrinhas do Rubens de Mendonça, das marchinhas carnavalescas da Turma do Morro, do espírito bem humorado do seu povo acolhedor, das novidades lançadas em primeira mão no Bar do Bugre! Esta é a cidade em que nasci.

Aos poucos foi se modernizando, para pior, e hoje passou a ser a Cidade da Mentirinha. Como se mente atualmente na terra de Dom Aquino! Aquela inocente mentirinha de primeiro de abril, foi substituída pela mentira oficial - com direito a carimbo, rubrica e publicação na imprensa - que não exprime o pensamento do editor, pois são textos pagos. Como é triste e doloroso para aqueles que aqui nasceram, e tem o seu umbigo enterrado nos velhos quintais cuiabanos, conviver com esta realidade!

Diariamente o boletim oficial divulga a agenda da mentirinha. Um povo mal informado é pior do que um povo desinformado. O boletim de hoje divulga uma manchete que tinha tudo para ser auspiciosa, se falsa não fosse: “Está previsto para hoje, o lançamento do Programa de Ação Social para a área de Saúde”. A matéria anuncia a entrega de dois Hospitais: o metropolitano de Várzea Grande e o das Clínicas de Cuiabá. O primeiro é público e o segundo foi alugado pelo Estado. Faltou anunciarem, para completar o engodo, que o novo Hospital Universitário da estrada de Santo Antonio será entregue à população no final do mês, e que o velho Hospital Júlio Muller (HUJM) está funcionando a todo vapor. Vai ver que se esqueceram destes, senão, estariam na lista também.

Qual a necessidade mórbida de iludir a nossa população em um assunto tão sério? Basta o aborrecimento e constrangimento causado ao ex-governador, que em menos de vinte e quatro horas após deixar o Palácio Paiaguás, recebeu o certificado de incompetente na gestão da saúde e segurança pública - por enquanto. Sinceramente? Gostava mais da Cuiabá que entregava obras sem as indecentes e enormes placas. Cuiabá do povo confiante em seus homens públicos, e que morriam pobres. Das construções necessárias e visíveis e que hoje constituem o nosso patrimônio cultural. O Hospital Metropolitano de Várzea Grande não está equipado. Houve contato com o privado, e só. O HUJM está praticamente desativado. O da estrada de Santo Antonio, só após a Copa de 2014.

Cuiabá não merece este castigo! De Cidade Verde dos nossos poetas está se transformando em Cidade da Mentirinha - por obra e graça dos nossos plantonistas do poder.

Minha Cuiabá! Peço-lhe desculpas.

Gabriel Novis Neves
12/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.