segunda-feira, 19 de abril de 2010

INTERNET

Ultimamente tenho recebido uma enxurrada de emails terroristas sobre a vacina Gripe A (H1N1). Fiquei atordoado com o número de informações não científicas fabricadas, produzindo pânico na população, e, consequentemente, a não aceitação da vacina – mas creio que desconfio do motivo. A polícia científica prestaria um grande serviço à população se elucidasse a procedência destes boletins falsos e alarmistas.

Os mais respeitados cientistas brasileiros, os conselhos de medicina e as autoridades sanitárias já demonstraram a eficiência da prevenção da gripe - que mata. O bombardeio de notícias alarmantes, fez com que as previsões oficiais do Ministério da Saúde ficassem em um patamar tão baixo, que o órgão está fazendo uma segunda chamada da vacinação para tentar se aproximar da meta desejada.

Os médicos e trabalhadores da saúde foram os primeiros a se vacinarem. Com isso demonstraram que a vacina é benéfica, importante e imprescindível para a prevenção da doença – mas, assim mesmo a internet está vencendo a razão.

Não sou tão inocente a ponto de crer que essa enxurrada de emails, seja apenas uma brincadeira de mau-gosto. Acredito em um forte componente de sabotagem por trás desta divulgação. A indústria da doença é caríssima e a prevenção baratíssima. Alguém não está satisfeito com este programa de imunização em massa da Gripe A (H1N1), que, repito, mata. Prefere ganhar dinheiro com a doença e as complicações da Gripe A. Quanto custa ao Brasil, um trabalhador com a Gripe A? Uma verdadeira fortuna! Quando o Brasil implantar a ideologia da prevenção às doenças, muita gente por aqui vai ficar pobre.

O que temos hoje na saúde é uma bem montada ideologia da eficiência tecnológica amparada pela mídia. As televisões mostram várias vezes ao dia, belos equipamentos médicos tentando passar ao telespectador sinais de bom atendimento na área da saúde. Pura propaganda enganosa - mas com efeito visual fantástico! Nem uma seringuinha com a vacina salvadora é mostrada à população. Quanto mais caros os medicamentos e mais sofisticados os exames complementares, melhor para os empresários da doença.

Assisti outro dia, numa rede de televisão, a demonstração de um aparelhinho desenvolvido por cientistas brasileiros que, em vinte minutos fornece o resultado de um exame de sangue para uma das doenças das enchentes. Pelo método tradicional este resultado é fornecido em duas semanas. Já é o início da campanha para a venda do produto, que ainda não foi testado e de valor proibitivo para as inúmeras prefeituras brasileiras.

Falam muito em passar o Brasil a limpo. Mas o que assistimos no momento é um rascunho sujo daquilo que sonhamos. Que poder possui a internet!

Gabriel Novis Neves
16/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.