segunda-feira, 19 de abril de 2010

É CAMPEÃO

Escrever após mais um campeonato onde o Botafogo se consagrou campeão é sempre um teste coronariano. O correto neste momento era eu estar em uma unidade coronariana para observação. Noventa minutos de sofrimento extremo. Pênaltis mal cobrados, beijando a rede do gol do Flamengo e o gol anti-sofrimento do Botafogo, perdido exatamente pelo “talismã.” O ponto culminante desta tarde de sofrimento-alegria, foi o pênalti que o Imperador chutou colocando a bola no canto esquerdo, e o nosso goleiro defendeu.

A dramaticidade dos últimos minutos faz parte das coisas que só acontecem ao Botafogo. Vou colher assinaturas e encaminhar aos dirigentes do Fogão uma sugestão: deixar de praticar o velho esporte bretão e passar a disputar o campeonato mundial de esportes radicais - categoria futebol. Tenho uma infinidade de sugestões para o nosso bi-campeão em uma disputa de campeonato. Para conquistarmos o Campeonato Carioca ganhamos dois campeonatos. Um chamado de Taça Guanabara e o outro a Taça Rio. Somados fomos proclamados “Campeões Carioca.”

Voltando às sugestões para esportes radicais: um jogo de futebol próximo ao vulcão em atividade na Islândia; transmissão exclusiva pela rede de televisão do Bin-Laden; um jogo do Fogão em Havana, contra um time de presos políticos em greve de fome; transmissão exclusiva da poderosa televisão estatal brasileira com comentários do Frei Beto e locução do Dirceu; patrocínio de Bill Gates; um jogo beneficente do Fogão na parte que ainda não desabou do morro em Niterói.

Existe uma programação para o ano todo, bem mais rentável e emocionante do que este tradicionalmente praticado por aqui. Os craques estão no exterior e os nossos campeonatos mais parecem academias de recuperação de poli-traumatizados e de pernas de pau.

Agora vamos comemorar essa vitória com sabor ultra-agradável - com pênalti perdido pelo Imperador do Flamengo. Ouço o estourar das bombas e os gritos nas ruas: “É Campeão! O Bota é Campeão!”

Gabriel Novis Neves
18/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.