quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O entregador de mercadorias

Tenho o maior respeito e admiração pelos entregadores de mercadorias. Atualmente tudo o que você necessita pode ser entregue em casa - é como se fosse uma extensão da loja. Os entregadores me proporcionam tanta comodidade que já incorporei este hábito ao meu cotidiano. Estão sempre bem humorados, são pessoas jovens e educadas. Vinte e quatro horas por dia estão a nossa disposição para nos servir. Sou um cidadão dependente do entregador de mercadorias.

O destino me fez morador de um ninho vazio. As crianças casaram e cada qual construiu o seu próprio ninho. A minha mulher concluiu cedo a sua missão neste mundo, e hoje habita um ninho num outro plano. Fiquei. A manutenção da minha casa é feita quase que exclusivamente pelos entregadores de mercadorias. Com que satisfação atendo o interfone da portaria me avisando que o entregador de carne está subindo! Outras vezes é o entregador com as compras do mercado. Quase com euforia recebo o entregador da farmácia, com a minha cesta básica de medicamentos. Sazonalmente, à noite, geralmente aos domingos quando algum refugiado aparece por aqui, vem o entregador de pizza.

Todos esses profissionais que prestam relevantes serviços à sociedade, para mim são como verdadeiros heróis anônimos. Recebem um salário por esse serviço, claro – uma titica. Mas o que eu admiro neles é o pudor de entenderem que são apenas os entregadores das mercadorias. Sabem que aquele que recebeu a mercadoria pagou pelo produto, com dinheiro do seu bolso. Nunca um entregador profissional de mercadoria, teve a audácia de me falar que estava doando carne, compras do mercado ou medicamentos. Eles sabem que são apenas entregadores,

Acontece que aqui no meu Estado, inventaram a profissão de entregador oficial de mercadorias. Geralmente é um funcionário não jovem, do mais alto escalão da hierarquia administrativa. Percorre os municípios, entregando com festas a mercadoria, como se fosse uma doação dele, o todo poderoso e o bondoso enviado por Deus para nos salvar. A entrega não é discreta e anônima como as dos nossos entregadores domésticos. Geralmente toda a população é reunida em praça pública especialmente os funcionários públicos, com carros de som, foguetes, câmeras de televisão, microfones de rádio e jornalistas com seus bloquinhos anotando tudo para divulgação posterior. O dono da casa, no caso o prefeito da cidade, faz um longo e emocionante discurso agradecendo o donativo. A palavra é livre e todos elogiam a bondade do entregador de mercadorias.

Finalmente fala o entregador de mercadorias. Explica que está ali para doar à população um presente que com muito sacrifício conseguiu comprar, e ainda reclama dos poucos aplausos, elogios e presença dos beneficiados, para ele minguada diante de tanta caridade. Reclama também da ausência das crianças que tanto ama. Esse entregador oficial não tem a ética do entregador de produtos domésticos, pois este sabe que fui eu que comprei e paguei pela mercadoria que ele está entregando.

A população do meu estado também sabe que o que está sendo entregue pelo entregador oficial está sendo pago com sacrifício e suor de seu trabalho.

Gabriel Novis Neves
07/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.