quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FANTASIAS

Estamos em pleno carnaval. Aprecio, mas não participo. E sou consciente de um detalhe: o Brasil irá parar. Daqui prá frente todos os nossos problemas só serão resolvidos depois do carnaval. Teremos também outras paradas técnicas: a Semana-Santa, A Semana da Pátria e neste 2.010, o mês da Copa do Mundo na África.

Carnaval lembra fantasia. Só se ouve falar em modelitos de fantasias - de preferência bem fresquinhas - e qual o melhor lugar para se passar o carnaval. A nossa cidade está até descentralizando o carnaval de rua. Meu compadre do Araés garante que essa descentralização é motivada pelas eleições, coisa que não acredito. É alegria e fantasia por todo lugar! O que tem de gente viajando com as suas fantasias não é brincadeira! Estão indo até para a Argentina e Chile, pois o real está valendo o dobro que a moeda administrada até recentemente por duas mulheres. No momento todos estão costurando as suas fantasias - eu rasguei uma das minhas.

Fui convidado a ir a um determinado lugar que inspira, na maioria das pessoas, verdadeiro pavor. A minha visita foi agendada via correio – com data e hora marcada – tudo conforme o figurino. Confirmei presença, mesmo porque era exigido. Confesso, fiquei receoso, mas fui. Compareci no dia e hora marcados e recebi um crachá. Porém, e para minha surpresa, após alguns minutos lá dentro me senti confortável e a vontade na chamada, fantasiosamente, “casa dos horrores”. Recebo gentis informações de como localizar o elevador, que me levou ao nono andar, para a sabatina. Após várias perguntas, feitas com a maior elegância pela anfitriã, senti que aquela minha fantasia estava toda rasgada. Até lamentei o encerramento da visita! Foi tão amena que na despedida ofereci à anfitriã o meu endereço eletrônico que ela anotou:
www.bar-do-bugre.blogspot.com

Desci pelo elevador, e após devolver o meu crachá na recepção, constatei que o cenário pintado por aqueles que por ali passam, ou não, é pura fantasia. As fantasias sempre existiram para traduzir alegria ou temor. Confundimos fantasias, que são somente fantasias e que não nos causam mal, com pessoas fantasiadas, geralmente de bem para nos fazer o mal.

Bendito carnaval, onde sabemos que o luxo e a beleza, são apenas fantasias com durabilidade de quatro dias!

Gabriel Novis Neves
10/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.