segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GOLIAS

Aqueles que não são da geração do Golias, talvez não entendam muito bem o meu artigo. O Golias pertenceu ao timaço dos humoristas do rádio e foi um dos pioneiros da televisão. Foi um dos comediantes mais engraçados da história do Brasil. Os eruditos o classificam de “pai do besteirol.” Eu simplesmente achava, não só ele, mas todos os seus colegas da época, divertidíssimos. Para mim bastava ouvi-lo ou vê-lo na TV, inicialmente com imagens preto e branco, para dar boas e gostosas gargalhadas.

O humor é um talento inato. A veia humorística nasce com o artista. Chega de atores “preparados” para o humorismo! A maioria dos comediantes que hoje se apresentam não é nem entendido pelo grande público, e muitas vezes, causa-nos aborrecimentos. O Golias com aquele boné de aba virado para o lado, com aquela boca de beicinho - que de engraçada só perdia para a do Costinha - com seus “cacos” inteligentes e com sua irreverência, era um mestre na sua arte! O seu personagem Pacífico na “Praça da Alegria” (programa criado por Manuel da Nóbrega) ficou famoso pelo bordão “Ô Cride, fala prá mãe...”, dita aos berros para um colega do elenco. Bons tempos aqueles do humor inocente e das risadas sem maldades!

Hoje na minha caminhada matinal, tive vontade de berrar o famoso bordão. A nossa cidade está suja, imunda, com produtos que você só encontra no lixão: restos de comidas, sacos plásticos vazios, caixas de papelão, embalagens de remédios utilizados, latinhas para todos os gostos e muitos cacos de vidro. O mato toma conta dos terrenos e invade as ruas asfaltadas - isto no bairro de maior PIB (Produto Interno Bruto) político e econômico da cidade! Na periferia, esgoto a céu aberto, mato escondendo ruas e verdadeiras picadas no chão de terra batida para os seus moradores alcançarem as suas casas. Surgiram agora os bolsões de sujeiras, identificados pelos dois helicópteros do Estado.

Providências concretas para sanear esta situação, tão favorável ao mosquitinho da dengue, só aquela gravação do Ministério da Saúde me avisando que moro em um lugar de alto risco para morrer picado.

Não sei por quê... Mas não me sai do pensamento o famoso bordão do Golias: - Ôcrides, diz para mãe que agora sim, vou morar na lua!

Gabriel Novis Neves
30/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.