terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SAIDEIRA

A minha amiga Valéria Del Cueto criou um blog dos mais criativos. Também pudera! Moradora do Leme, e com o currículo brilhante que possui, só poderia parir maravilhas!

“Nogargalo”, nome do seu jornal eletrônico, tem uma linda programação visual - O Boteco é de uma beleza ímpar - e tantas e tantas colunas interessantes! A que mais me chamou a atenção, desde que conheci “nogargalo”, foi “Saideira”.

A imaginação da moça apaixonada pela Ponta do Leme me encantou! Transformou um simples substantivo – utilizado para traduzir a última rodada de bebida, música, amor, entre outras coisas – numa coluna prá lá de interessante.

Einstein sempre dizia que a imaginação é mais importante que o conhecimento. Comecei a ler as matérias da “Saideira” da Valéria. Apaixonei-me platonicamente pela coluna! Mesmo sem saber deste meu sentimento, talvez guiada pelos seus orixás e sem me consultar, ela me colocou para participar da “Saideira”.

Houaiss, na definição de saideira, coloca uma série de etc.etc... Descobri a diversidade do etc. vivendo uma experiência onde menos esperava. A saideira da padaria em um domingo às oito horas da manhã. Este é o horário freqüentado por velhos e boêmios que ainda não conseguiram voltar para casa.

Encontro com um “senhor de meia idade”, que ainda estava com aquele “sotaque” de uma noite bem aproveitada, aquela não dormida, mas bebida. Ele inicia o papo com recordações do passado: o meu diploma foi assinado pelo senhor... , e por aí foi. Todo este papo aconteceu enquanto eu comprava pão e pagava no caixa a minha minúscula conta. Na saideira da padaria pediu-me alguns trocados que prontamente lhe “emprestei”.

Quantas vezes passamos noites em bares bebendo e conversando burocraticamente e, após pagarmos a conta, aparece uma companhia agradável, uma boa notícia ou um convite importante? Aí pedimos a saideira.

Agora, saideira na padaria é novidade para mim!

Gabriel Novis Neves
10/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.