quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DESISTI

Conheço muita gente que deixa de fazer pequenos passeios, e até viajar de férias, para não deixar sozinho o seu cachorro. O animal - que já foi até chamado de ser humano por um ministro do Brasil - prefere não ser gente, embora muita gente queira ser cachorro.

Esta semana recebi um convite, quase, irrecusável para descansar um pouco - sair deste corre-corre que vivo, e gozar dos prazeres da serra. Tá bom minha santa! Dizia a minha mulher. Estrada sem acostamento, perigo de desabamento da rocha arenosa do portão do inferno, além de chuva pra valer!

Os aliciadores replicam: o novo calçamento da pracinha está lindo! Os ares da serra vão te revigorar! É bom ver caras novas! Vamos reunir um grupo legal para botar conversa fora! Vamos escutar violeiros! Vamos beber vinho! E por aí vai a interminável lista das “tentações”.

Na verdade o que me prende por aqui é algo tão simples, e que não encontro em lugar nenhum! É a minha casa! Sinto um prazer imenso em ficar em casa! Gosto tanto dela! Aqui me sinto aconchegado e em tranquilidade. Passo horas na sala de parto, onde nascem os meus textos – meu cantinho especial. Ouço minhas músicas preferidas no sobradinho sentado na cadeira de balanço que foi da minha mãe. Amenizo o calor com as redondinhas, tão próximas de mim! Curto a companhia dos amigos que vem me visitar – somente pessoas queridas e especiais. Contemplo a beleza do meu jardim. Tenho ainda, para completar este cenário onírico, a visão privilegiada da grande Cuiabá, do morro de Santo Antonio e do Chapadão da serra. Deixar este cenário de sonhos, só para a viagem eterna.

Desisti da serra, do mar e do frio. Amo este cheiro gostoso chamado Cuiabá! Tão mal tratada, tão mal falada, tão desrespeitada, tão humilhada! Alguns até acham que passar as férias em Cuiabá, é sinal de demência ou decadência. Cidade bela e agarrativa, hospitaleira e generosa, berço deste estado, e tão mal compreendida! Não conheço ninguém que tenha saído daqui, sem ter levado saudades. O bom nem sempre está lá fora. Aqueles que se mudam mandam notícias dizendo maravilhas da sua nova cidade. Como dizia o meu pai: tá, mas estão loucos para voltar.

Vou ficar cuidando, curtindo e amando o que gosto, que é estar aqui, em minha casa!

Gabriel Novis Neves
15/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.