domingo, 3 de janeiro de 2010

Quem é o responsável?

Com toda certeza os melhores marqueteiros do Brasil já se encontram reunidos com geólogos e políticos experientes em catástrofes para elaboração do Boletim Oficial sobre a tragédia acontecida em Angra dos Reis. Até agora mais de quarenta corpos já foram encontrados! Isto significa mais mortes que em muitos embates terroristas no Oriente Médio. Lá sabemos quem são os responsáveis.

E aqui? Seria a chuva, o aquecimento global, El niño, o desmatamento criminoso das encostas dos morros ou a sacanagem de alvarás políticos para caixa dois de campanhas eleitorais? No Japão, o Ministro responsável cometeria suicídio. Na Alemanha, o Ministro pediria demissão e afogaria as suas tristezas em canecões de chope. Na Itália, o responsável seria preso e na China executado em praça pública. Na terra do carnaval teremos que esperar o comunicado oficial dos marqueteiros assinado por uma autoridade de terceiro escalão.

H. G. Wells diz que a propaganda é a mentira legalizada. Prefiro a definição de Fred Alen que diz que publicidade é oitenta e cinco por cento de confusão e quinze por cento de comissão. Essa nota oficial talvez venha responsabilizando a Conferência em Copenhague sobre o clima e a catástrofe causada.

Alguém ainda se lembra dessa reunião? Foi aquela do festival - só para os poderosos assuntarem para que lado o mundo econômico está caminhando, para melhor orientar os seus negócios privados.

Meio ambiente? Por favor! Vamos falar de coisas sérias! No momento o que desejamos é uma explicação sobre as causas e os responsáveis pela catástrofe de Angra. Não vamos desviar o foco dessa tragédia que envolveu pessoas ricas. Os pobres diariamente sofrem com as enchentes dos rios, desabamentos, mortes e o abandono das nossas autoridades.

As tragédias estão ficando tão comuns neste país que, infelizmente, nem pensamos mais em responsáveis!

Gabriel Novis Neves
02/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.