segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FÉRIAS

Sou um eterno apaixonado por Cuiabá! Cidade que me viu nascer, crescer e onde recebi minhas primeiras instruções. Por longos doze anos a deixei - em busca de mais instruções. Concluído meus estudos, voltei, e fiquei para sempre. Adoro Cuiabá pelo seu jeito de ser! É uma cidade diferente de todas que conheço. E como é gostoso gostar de coisas diferentes! Aquilo que para alguns parece tragédia, eu digo apenas que é Cuiabá.

Leio a manchete de um dos principais jornais da cidade: “Farmácia de Alto Custo fecha e pacientes do SUS ficam sem remédios”. Na porta da única farmácia para os pobres, vinculada a Secretaria Estadual de Saúde (SES), um aviso em cartolina azul dizendo - aos que irão morrer por falta de medicamentos - que a Farmácia do SUS estará fechada do dia 23/12/2009 ao dia 04/01/2010. Apenas doze dias ficarão com as suas portas fechadas!

“- Quem tem dinheiro vai à farmácia e compra, quem não tem morre à míngua”, grita um aposentado rural que veio do sítio buscar remédios para a sua esposa que sofre do coração. A maioria das pessoas que procura a Farmácia de Alto Custo padece de enfermidades graves e não possuem dinheiro para adquiri-los. Para que servem as campanhas publicitárias caríssimas do governo, motivando a população ao controle da pressão arterial, diabetes, doenças auto-imunes, osteoporose, câncer da mama, câncer da próstata e agora doação de órgãos, se quando estes pacientes aderem ao programa encontram a farmácia fechada?

Este fechamento temporário não tem justificativa humanitária. (E o Papai Noel passeando pelo Verdão!) Na reabertura da farmácia tomara que haja medicamentos. A primeira medida do governo no início do ano novo será o contingenciamento linear do orçamento do Estado. As prateleiras ficarão vazias e medicamentos só com decisão judicial. O mais estranho desse fechamento, é que, ao lado da farmácia, continuou funcionando a Gerência de Análise de Vigilância Ambiental e Sanitária, órgão da Secretaria Estadual de Saúde - e que não faz nada.

Será que a farmácia fechou por determinação superior para encobrir do Papai Noel a falta de medicamentos?

Tenho que amar este povo que vive em uma cidade assim!

Gabriel Novis Neves
03/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.