segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CIDADE INDOMÁVEL

Alguns forasteiros ao chegar à Cidade Verde têm uma primeira impressão completamente errada da sua gente. O cuiabano pode transmitir, aos mais desavisados, ser tranqüilo, desligado do mundo, não observador, molenga e facilmente domável.

Esta semana tivemos um exemplo deste equívoco. Um fotógrafo do Paraná aportou por aqui para quebrar um recorde mundial - patrocinado não sei por quem. Essa obsessão por recordes está transformando o meu estado em recordista mundial do fiasco. Pois bem. O artista fotográfico vai à Praça Alencastro e “apita” convocando as mulheres de Cuiabá, de qualquer idade, para a fotografia histórica! Precisava de 2014 mulheres de biquíni no Verdão, para quebrar o recorde mundial pertencente a um australiano, que conseguiu reunir 1010 mulheres de biquíni em Sidney, em um campo de futebol. O recorde mundial iria colocar a nossa cidade na mídia mundial.

Seria a primeira vez no mundo que um estádio recém-reformado iria ser demolido para a construção de um novo, no mesmo lugar. O famoso estádio de Londres foi demolido e reconstruído no mesmo local por falta de espaço físico na cidade - o transporte de massas é realizado debaixo da terra. Não é absolutamente o caso de Cuiabá, possuidora ainda de enormes áreas verdes desocupadas, inclusive de acesso mais rápido. O sensato seria, no mínimo, doar o estádio ao esporte amador e construir um novo.

O autor do projeto da foto foi dormir ansioso esperando o dia em que iria receber 2014 cuiabanas de biquíni. Estádio aberto. Grande expectativa! Funcionários dando assistência, uma guarnição do Corpo de Bombeiros, escada Magirus atingindo cinqüenta metros de altura para alojar o fotógrafo, televisão com repórter do Rio, fiscal do livro dos recordes fazendo a contagem do elenco, e no final o grande fiasco: apenas 197 mulheres no campo do Verdão. Com um detalhe: nem todas estavam vestidas de biquíni, a maioria trajava maiô. O artista de fora não se deu por vencido, arrumou logo uma culpa: “as mulheres daqui, devido à ausência de mar, não têm o hábito de usar biquíni.”

Como faz falta nessas horas uma boa assessoria! O mal informado fotógrafo não sabe que mais de 10mil cuiabanas estão curtindo as férias em praias de mares nacionais e internacionais, ou em Cuiabá, nos rios, chácaras, cachoeiras e piscinas - todas de biquíni. O que houve é que elas se negaram a participar dessa grotesca “comemoração.”

Cuiabá é uma cidade indomável!

Gabriel Novis Neves
25/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.