quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

TODOS GOSTAM

Não conheço ninguém que não goste de receber um elogio.
O mais interessante é que temos facilidade para elogiar crianças, animais, natureza, as artes em geral e até uma peça de vestuário.
Muitos indivíduos, na hora de tecer um elogio a outra pessoa, são bloqueados pela censura. E são exatamente estes adultos os que mais necessitam de um afago ao ego, especialmente quando são sinceros e vêm de pessoas desconhecidas.
Dias atrás, por exemplo, recebi um elogio pelo meu texto falando das andorinhas de uma pessoa que não era do meu relacionamento. Fez-me um bem danado!
Isso é prazeroso e muito benefício causa à nossa saúde emocional e física. Não confundir com a vaidade, que é um sentimento competitivo, produzindo, às vezes, sentimentos menos nobres.
Somos bloqueados em distribuir elogios aos adultos, talvez por inibição educacional.
Elogiar o rosto perfeito de uma mulher pode trazer muito prazer a ela. Mas, traz muito aborrecimentos a nós.
Por que será? Se não mentimos, não faltamos com a verdade e, muito menos, com o respeito?
Como seria bom se pudéssemos nos desvincular dessas amarras e, todas as vezes que encontrássemos pessoas belas, pudéssemos transmitir aquilo que sentimos.
Teríamos duas pessoas felizes: a que recebeu a declaração inesperada e aquela que foi compreendida na sua exaltação de reconhecer um predicado alheio.
Ouvimos mais críticas aos nossos defeitos que elogios às nossas virtudes.
Por machismo, ou outra patologia, os homens não elogiam mais suas mulheres. Como elas sentem falta desse pequeno detalhe! Pequeno, mas indispensável para um relacionamento saudável!
Descobertas maravilhosas poderão ser feitas entre os casais atentos a esses pequenos detalhes, que são os grandes.
Essa faixa encoberta, e nunca explorada, quando descoberta, se transforma no grande elo capaz de tornar simples conhecimento sem consequência, em uniões estáveis e duradouras.
É preciso elogiar quando se tem desejo de elogiar. Isso faz bem, pois, acima de tudo, é um gesto de humildade - tão necessária à humanidade!

Gabriel Novis Neves
13-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.