segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PÓS-NATAL

O silêncio da cidade chega a me incomodar nesses dias de pós-Natal. Não escuto nem o barulho dos automóveis daqui da minha “sala de parto”.
Olho pela janela e até o sol está escondido, e são mais de dez horas de uma manhã de verão cuiabano.
Impressionante o contraste! Na noite de Natal belos fogos de artifício rasgaram a noite escura de ventos frios. As ruas apresentavam um movimento intenso de veículos transportando gente para o ato de um abraço de solidariedade aos amigos, muitos anônimos moradores de rua.
Era gente falando em voz alta, em uma visitação sem fim.
Suportei o que pude no festival internacional do consumo, onde a vida moderna alterou a poesia que revestia a noite do nascimento de Cristo.
Elevadores subindo e descendo lotados de pessoas com caixas e mais caixas de presentes, numa alegria contagiante de crianças e adultos, ou melhor, de crianças, pois no Natal os adultos se comportam tais como elas.
Notei a ausência dos presépios, sempre visitados em peregrinação antes da ceia. Onde estão?
Os presentes de Papai Noel só chegavam quando a criançada dormia, e a sua abertura era feita na agitação do despertar do novo dia.
A missa do Galo à meia noite era só para adultos. As crianças criavam fantasias para entender essa cerimônia religiosa realizada só uma vez por ano, fora de hora e com o nome de galo.
Tudo foi transformado em uma grande feira industrial, onde os resultados são os lucros da propaganda enganosa em uma pseudofelicidade e união dos povos.
Pouco e quase nada se fala do nascimento do filho de Deus, mas sim, das grandes promoções ou queimas de estoque. Esse é o período que acaba no Dia de Reis.
Assim ficou uma das festas mais esperadas pela humanidade - hoje mais comemorada em restaurantes de luxo do que em igrejas.
Acreditamos que o Papa Francisco, o revolucionário, irá por ordem na casa e devolver o Natal com toda sua beleza cristã, isso se a economia de mercado deixar...

Gabriel Novis Neves
25-12-2103

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.