quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ditaduras

Todas desastrosas, as ditaduras governamentais são temidas pela maioria das pessoas, sejam elas de direita, de centro ou de esquerda.
No momento, vivemos outro tipo de ditadura, tão contundente quanto àquelas - a da moda e da beleza.
Ao contrário das outras, esta vem se estabelecendo lentamente e, graças ao seu forte poderio econômico, foi fazendo uma lavagem cerebral subliminar na humanidade.
Quanto mais subdesenvolvido o país, maior a facilidade na inserção de novos estereótipos de beleza e de comportamento. As indústrias da moda e da beleza estão em grande ascensão e ávidas por lucros cada vez maiores.
Com a eficiência desse processo, as pessoas foram se tornando cada vez menos diferenciadas, adaptando-se no dia-a-dia aos moldes preconizados pela indústria do corpo.
Mulheres de cabelos longos e lisos, olhos amendoados emoldurados por cílios postiços, bocas botoxadas, seios siliconados e figuras esquálidas, quase etéreas.
Homens musculosos, com braços tatuados, abdômen com músculos trabalhados, pelos corporais escassos e olhar vago e desinteressado.
Já se torna difícil de encontrar em festas ou em baladas seres com características próprias e, principalmente, com o orgulho de se sentirem únicos.
As reuniões sociais festivas se transformaram em verdadeiros desfiles militares, tal a uniformização de homens e mulheres.
As mulheres, sempre mais exuberantes, montam o seu modelo Barbie. Muitas vezes, algumas delas são confundidas com as tias ou avós da Barbie – dependendo da idade.
A modernidade está conseguindo que sejamos únicos apenas nas impressões digitais.
Até bem pouco tempo atrás as bacias ginecoides, sonho erótico da maioria dos homens, eram veneradas como símbolos de fertilidade.
O tão falado erotismo dos anos sessenta rolava tranquilo, sem o uso de medicamentos estimulantes, e o envelhecer ocorria sem sofrimentos e sem cobranças, tudo muito natural, com a dignidade trazida pelos anos vividos.
Mas os tempos são outros e, com eles, a tortura geral de corresponder aos modelos estéticos vigentes que levam tantas pessoas a estados de anorexia e depressão.
Cada vez mais nos tornamos clones de nós mesmos, numa tentativa vã de busca da juventude eterna.
Junto com toda essa aberração física vemos, a cada dia com mais frequência, a anormalidade dos comportamentos, cuja frieza e desinteresse chegam às raias da robotização.
Aliás , segundo previsões científicas, em alguns anos será difícil a diferenciação entre o homem e a máquina - o robô.

Gabriel Novis Neves
02-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.