sábado, 4 de janeiro de 2014

COISAS

Empregamos muito a palavra “coisa” em nossas conversas. É curta, simpática e, além do mais, sabemos que tudo que é muito importante não são “coisas”.
Mesmo assim fazemos concessões e abandonamos os nossos escrúpulos, reconhecendo, por exemplo, que o dinheiro é uma “coisa” importante.
Dinheiro faz bem à saúde e, quando a perdemos, procuramos recuperá-la com essa “coisa” que nos faz chegar a um excelente centro médico.
Com essa “coisa” ajudamos nossos amigos em dificuldades. Produz o milagre de aproximar colegas queridos separados por distâncias continentais, com uma viagem de avião.
Essa “coisa” ainda nos permite o conforto de uma vida sem humilhação.
Essa “coisa” do dinheiro não traz felicidade. Manda vir. Foi a frase que li no para-choque de um caminhão de carga.
Se o motorista tivesse dinheiro, não estaria enfrentando atoleiros e diminuindo a vida útil do seu equipamento de trabalho e a sua produtividade.
Mandaria fazer estradas pavimentadas sem o custo Brasil, muito alto atualmente, e teria melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Quem tem essa “coisa” em abundância é gente tão sofisticada que não usa a moeda do seu país, e sim, do império americano, onde essa “coisa” é chamada de dólar.
Ter muito dinheiro não é problema, principalmente para quem consegue ter uma boa relação com ele. Se colocado a nosso serviço e prazer, maravilha, mas ser por ele escravizado, uma lástima.
Complicado é viver como a maioria da população mundial. Sem o mínimo da “coisa”, num estado de completa miséria. Com o insuficiente para o seu sustento, na pobreza.
Isso sim é difícil e tarefa das mais árduas, infelizmente para a maioria da população.
E pensar que tem gente importante que viaja com milhares dessa “coisa” na cueca. E pensar também que a nossa Justiça decidiu que isto não é crime.
Que “coisa” difícil de entender o poder que esse tal do dinheiro exerce sobre as pessoas, hein?

Gabriel Novis Neves
20-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.