sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MENTIRINHA


Quando escrevo que vivemos em um país maravilhoso da mentirinha, muitos apaixonados pelo estilo ‘chaveano’ de governar sentem-se ofendidos.
Mas não tem jeito mesmo. A última gozação do ministro-campineiro-da saúde foi anunciar um novo e revolucionário programa de saúde pública.
O ministério da doença do Brasil irá implantar em algumas cidades do país a cirurgia para redução do estômago das crianças, evitando a obesidade infantil.
A vontade que tive ao tomar conhecimento desse projeto lançado no Dia das Crianças foi a de me mudar para o Paraguai, onde crianças obesas são tratadas por nutricionistas em um científico programa de reeducação alimentar.
O mais preocupante nessas manobras indecorosas e irresponsáveis com a saúde humana, é que a fila de cirurgia para adultos é tão grande, que chega a dar uma volta ao mundo.
E ainda tem gente falando em país do primeiro mundo, país defensor dos direitos humanos e da igualdade social. Com essa medida do ministro-campineiro, é claro que aumentará, em muito, o número de óbitos em adultos, que não suportarão esperar nas infindáveis filas para tentar uma cirurgia de emergência e que poderá lhes proporcionar mais alguns anos de vida.
Com relação às nossas crianças, nem Hitler imaginou uma experiência dessas em suas pesquisas nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de toda boa vontade da população brasileira, cada vez fica mais difícil acreditar em um país onde “Deus” acredita que Caixa 2 utilizada pelos partidos políticos, seja um brinquedo de anjinhos.
E a nossa arruinada saúde pública brinca de cirurgia em patologias cujo tratamento é a educação em saúde.
Tem gente que ainda se esconde atrás de um cargo em magistério de medicina para dizer absurdos do tipo: "A faculdade de medicina forma dois tipos de médicos.Aqueles que irão atender os ricos, e outros, especialistas em atender pobres".
Nunca vi tanto disparate, preconceito e burrice numa informação passada por alguém que se diz professor de medicina.
Estamos em plena Semana de São Lucas, patrono dos médicos, e este é o presente que mais de noventa por cento dos médicos recebem por não optarem, de mentirinha, pelo trabalho exclusivo em saúde pública.
Esses ‘garotos’ de propaganda do horário político do Tribunal Regional Eleitoral, nem sequer aprenderam a primeira lição do nosso patrono.
‘“Ao entrar em uma casa para atender um enfermo, sairás desse recinto cego, mudo e surdo”.
Assim é o comportamento do verdadeiro médico, e não, como uma galinácea após a postura de um ovo.
Em nome dos inúmeros médicos ofendidos gratuitamente por não exercer a especialidade de saúde primária, o meu repúdio pela agressão sofrida para a conquista do poder.
A paixão não pode vencer a razão, ainda mais quando o assunto é medicina.
Perdoe os agressores, meu São Lucas!
Eles são minoria privilegiada, e não sabem o mal que causaram aos anônimos médicos que não vivem como marajás de uma sociedade injusta, mas sim, através dos méritos conquistados por muitos anos de estudos e sacrifícios.
Calma com o andor ‘professor ’!
O santo é de barro.

Gabriel Novis Neves
12-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.