quinta-feira, 15 de março de 2012

Jogo Limpo X Jogo Sujo


O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) publicou, em 9 de dezembro de 2011, uma singela cartilha, com o sugestivo título de Jogo Limpo X Jogo Sujo.
A data escolhida, 9 de dezembro, não foi por acaso -  representa o Dia Internacional Contra a Corrupção.
Uma das finalidades do Confea é fazer com que os cidadãos leigos possam acompanhar e fiscalizar o andamento das obras públicas, para que todos possam exercer plenamente a cidadania.
Com as obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a sociedade brasileira deve estar preparada para evitar o Jogo Sujo, onde muitos milhões de reais costumam desaparecer como que por encanto.
Está na memória de todos o que ocorreu no Rio de Janeiro por ocasião dos últimos Jogos Pan-Americanos: as obras suntuosas foram construídas a toque de caixa - quadro idêntico ao que vemos agora com relação às obras da Copa.
Se houvesse naquela ocasião um Jogo Limpo com os recursos que o governo federal derramou na ex-Cidade Maravilhosa, não teríamos o sucateamento da nossa saúde pública, pois o dinheiro saiu de um mesmo saco pelas mãos da motivação política.
Lembro-me do campo de futebol construído por exigência do Comitê Olímpico Internacional.
Após alguns jogos, para não ficar abandonado, foi praticamente doado a um clube de futebol. O “Engenhão", totalmente construído com dinheiro público, foi para o Botafogo de Futebol e Regatas.
Sem falar nos alojamentos dos/as atletas, atualmente bem danificados. Exemplo típico de Jogo Sujo.
De acordo com a transparência internacional, corrupção é o abuso do poder público para fins privados.
Somos constantemente abalados  com o Jogo Sujo realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anfitriã da Copa 2014.
O seu presidente alegando motivos de saúde, renunciou ao comando da poderosa empresa nacional de futebol.
A presidente da República se negava a recebê-lo. O deputado federal, campeão mundial nos Estados Unidos e fiscal do Congresso Nacional, diz que estão fazendo Jogo Sujo na CBF, e solicitou a sua substituição. Os estrangeiros da FIFA torcem para que termine esse Jogo Sujo, que coloca em risco a própria competição - que existe para faturar durante os jogos.
Até a Constituição Brasileira será alterada para atender o Jogo Sujo da Lei da FIFA.
Nos Estados sedes da Copa, a situação não é diferente. Existem projetos que não podem ser divulgados, pois a sua publicidade poderia atrapalhar os trabalhos para a Copa, segundo informações oficiais.
Cheiro de Jogo Sujo. A maior novela dessa Copa por aqui, está relacionada ao projeto da mobilidade urbana.
Quando Cuiabá foi escolhida para subsede da Copa, as regras do jogo foram aceitas pelos interessados.
Alteraram tudo para um verdadeiro Jogo Sujo. Mandatos de diretores não foram respeitados, o modelo de transporte modal agora é tão caro, que endividou gerações neste Estado. A Agência criada para cuidar da Copa foi extinta e criada uma super Secretaria com poderes ilimitados em seu lugar. Jogo Sujo.
A cartilha do Confea ensina que, para acompanhar e fiscalizar  uma obra, é necessário entender como o projeto da obra foi realizado.
No caso do VLT discute-se, em inúmeras audiências públicas, o anteprojeto, pois ninguém viu o projeto.
Sem projeto definido, diminuição do trecho dos trilhos, aumento das estações de passageiros, um custo há muito definido aguardando liberação desses empréstimos pelo governo federal, é Jogo Sujo achar que alguém responsável irá mandar dinheiro para o anteprojeto.
Essa cartilha do Confea não vai prestar para Mato Grosso, diria o jornalista Marcos Antonio Moreira, para quem Mato Grosso é outro país.
O contribuinte terá que aguardar com ansiedade o resultado desse Jogo Limpo X Jogo Sujo, na Cidade Azul.

Gabriel Novis Neves
13-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.