segunda-feira, 26 de março de 2012

ARTICULISTA


Cada dia está mais difícil opinar sobre o cotidiano da minha cidade. São tragédias humanas de todos os matizes e para todos os gostos.
Leio agora na internet.
“Uma lei complementar, sancionada pelo governador no dia 21 de dezembro do ano passado, criou benefício de auxílio-transporte para procurador na ativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que pode chegar até R$ 4.6 mil por mês”.
Isso significa que cada procurador necessita rodar, por dia, em Cuiabá, cerca de 400 km!
Como o benefício atinge aproximadamente cinquenta funcionários, a repercussão em valores no caixa do tesouro é bem significativa.
Nada contra oferecer condições de trabalho e salários dignos aos funcionários públicos para que eles retribuam com seu serviço de vigilantes do nosso erário.
Infelizmente, recebemos em troca a ausência desse órgão fiscalizador e protetor dos atos do governo.
Os últimos exemplos são do domínio da mídia nacional, como o parecer para a compra dos maquinários, a história conhecida como cartas marcadas e o estouro na Secretaria de Fazenda do Estado.
O povo está atônito com os acontecimentos que brotam na imprensa, sempre contra o pagador de impostos.
Enquanto isso, o transporte escolar fica sem gasolina, e não se cumpre a Constituição Federal que obriga o Estado a não deixar nenhuma criança fora da escola, esteja onde estiver.
A criança que nasce longe das cidades está condenada ao analfabetismo por falta de gasolina para um transporte que, às vezes, atinge mais de 60 km em velhos e inseguros ônibus e em péssimas estradas.
A Polícia Civil perdeu a guerra para o crime por falta de condições de locomoção. Não há gasolina necessária na Secretaria de Segurança e na Polícia Militar para perseguir os bandidos que tomaram conta deste Estado.
Muitos pacientes do interior morrem por falta de transporte para centros médicos de referência.
Os curiosos poderão procurar esse presente de Natal no Diário Oficial.
Muitos dirão que esses problemas não são da minha conta e que, desde que o mundo é mundo, o poder sempre foi assim exercido.
Dá uma vontade danada de escrever sobre a chuva que banha Cuiabá com os seus raios e trovoadas. Daqui a pouco teremos alagamentos, desmoronamento de casas, desabrigados. E o Corpo de Bombeiros será chamado.
Será que no quartel existe gasolina para todos os carros?
Triste realidade escrita por um cidadão brasileiro, que lamenta tantas distorções produzidas pelo poder.
E a gasolina continuará sendo assim distribuída?

Gabriel Novis Neves
13-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.