sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Policiamento


Recentemente, diante da violência que tomou conta do nosso Estado, das reclamações da população ordeira e trabalhadora e da cobrança de grande parte da imprensa, o governo resolveu nomear cerca de oitocentos policiais militares concursados.
Nossas necessidades mínimas são de, pelo menos, dez mil homens. Com o aproveitamento desses tintinho de policiais, o acréscimo no efetivo das ruas para combater os criminosos, seria de menos de seis representantes da lei por município mato- grossense.
A situação continua a mesma, e acho que até piorou com o aparecimento de grupos especializados em arrombamentos diários de Caixas Eletrônicos.
Para a minha surpresa, o jornal A Gazeta, de 19/12/2011, estampa como manchete: “Mais de 750 policiais estão fora de combate.” Prestam serviços em órgãos como o Tribunal de Justiça, Casa Militar e Secopa, desfalcando, com esse desvio ocupacional, cerca de 10% do trabalho de investigação e repressão ao crime.
Para se ter uma ideia do que representa esse contingente afastado, ele seria capaz de policiar uma cidade do porte de Rondonópolis - segundo informações oficiais.
Em alguns municípios, onde são frequentes crimes violentos, não há delegado de polícia, e a segurança é feita por três soldados e um detetive.
Segundo estatísticas divulgadas, o nosso Estado tem cerca de 6 mil policiais. Nosso vizinho Estado de Goiás, apenas 16 mil. É dever constitucional do Estado prestar segurança à sua população, membros dos poderes Legislativos, Judiciários e Tribunal de Contas.
O que mais chamou atenção na matéria jornalística foi a inclusão do aparato militar na Secopa (Secretaria Extraordinária de Projetos para a Copa).
Outras secretarias de Estado não possuem a estrutura militar da ex-Agecopa. Fica a pergunta: se o secretário fosse outro, haveria necessidade de se retirar tantos militares treinados para o combate ao crime para proteger o mais prestigiado auxiliar do governo?
Não acredito que o nosso bem articulado secretário esteja sendo ameaçado por desportistas. Ele deverá ter as suas razões para solicitar, e ser atendido, nessa proteção diferenciada.
Sendo um arquivo lúcido da história recente de Mato Grosso nos cargos que ocupou - e que agora estouram escândalos -, respeitemos a sua decisão, mesmo sabendo que centenas de crimes poderiam ser evitados sem esse aquartelamento na Secopa, segundo informações e constatações da população cuiabana.
Que tudo termine bem! - são os meus melhores votos.
Mas, que é estranho é.

Gabriel Novis Neves
19-12-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.