quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FESTAS


Cuiabá foi uma cidade que sempre comemorava as suas datas santas com festa. O calendário anual estava preenchido por essas festas - bem de acordo com o espírito religioso da sua população.
As festas eram quase que familiares, pois a cidade era pequena e existia muita solidariedade entre os moradores.
Além das festas santas, todo acontecimento era motivo para uma comemoração festiva: nascimento, batizado, formaturas, noivado, casamento, competições esportivas etc. Até para o período de espera para a viagem rumo à eternidade era festa, e vinha gente de longe para a despedida festiva.
Como eram bonitas e saudáveis as festas da minha infância!
Mas as festas, motivo deste artigo, são as dos modernos eventos políticos. A última de arromba que tive notícia, e que reuniu a nata do poder, foi para comemorar o projeto do VLT, que estará pronto para fins operacionais em um curto espaço de tempo.
Festa para que e por quê? Alguém por acaso está cobrando essa moderníssima obra? Não dava para esperar o projeto ficar pronto, encaminhá-lo à Caixa Econômica Federal, esperar a sua apreciação, aprovação e liberação dos recursos para licitação?
Ou teremos a festa da conclusão do projeto; festa do encaminhamento à Caixa; festa da aprovação (se Deus quiser) e festa da licitação e início das obras?
A festa de conclusão do trecho Aeroporto-CPA não tem previsão de entrega, mas, com certeza, não será para essa Copa de 2014.
Um amigo me disse que essas festas oficiais fazem parte das estratégicas da governabilidade.
Demonstrei não ter entendido essa mágica de governar e, pacientemente, ele me disse que o orçamento de publicidade para cobertura dessas festas de nada, são maiores que o das principais secretarias do Estado.
É a velha história do circo e do pão. Não me conformo com festa e ampla cobertura da imprensa, para dizer que os técnicos estão trabalhando para concluir um projeto que não é urgente para a população.
Urgente, para mim, seria a construção de mais salas de aula, de leitos hospitalares e a regularização na distribuição de medicamentos.
Tenho assistido pela TV a cada festa na Cidade Azul, ex Cidade Verde de Dom Aquino!
Dia desses foi a dos jipes da Rússia, festa com direito a esticada. Fiquei com a impressão que o meu Estado tinha adquirido, em uma liquidação em Moscou, uma das dez maravilhas do mundo, e comprou as dez.
Dizem que não possuem marca, e sim, apelido de Land Rover. Não vi os ditos cujos, e de carro só sei que são frágeis, e qualquer tartaruga do DETRAN custa uma fortuna o seu concerto.
Na verdade os jeeps não vieram, só a cobrança da comissão de R$2milhões que o governo pagou adiantado.
Deixando um pouquinho de lado as festas cuiabanas da Copa, é bom lembrar a festança em Porto Alegre do Norte, no Vale do Araguaia.
Por lá, a discussão das novas divisões territoriais de Mato Grosso, é motivo de festa. Esse assunto vem sendo abordado, e desmentido no maior colégio eleitoral do Estado (Cuiabá) - por motivos óbvios - desde quando o atual governador era Presidente da Assembléia Legislativa.
Existem gravações sobre o assunto, amplamente divulgado no Nortão e no Vale do Araguaia. Em Cuiabá está censurado economicamente.
É justo que se faça festa no Vale do Araguaia e no Nortão. Não é qualquer papai Noel que oferece de presente de final de ano, dois cargos de governador e vice.  Além, é claro, de seis senadores e dezesseis de deputados federais e, no mínimo, quarenta e oito deputados estaduais - com todos os penduricalhos do cargo.
Como sobremesa da festa, a montagem dos Tribunais de Justiça e de Contas. Criação de inúmeras Secretarias e os famosos cargos comissionados (DAS).
Vou ficar por aqui, pois não pretendo estragar a festa nem os sonhos de ninguém. Todo mundo por aqui já sabe quem serão os governadores do Mato Grosso do Norte e do Estado do Araguaia.
Até os seis senadores já foram escolhidos pelos divisionistas, que só pensam no bem de Mato Grosso e sua gente.
As festas continuam, e o povo... Bem, o povo, como sempre, é esquecido.

Gabriel Novis Neves
03-12-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.