segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PREÇO ALTO


A presidente da República está disposta a pagar um alto preço para manter seu ex-companheiro de guerrilha, e atual ministro do Desenvolvimento, na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
A permanência do ex-prefeito de Belo Horizonte como ministro, é uma falta de respeito ao médico consultor de finanças de Ribeirão Preto.
Quando a imprensa divulgou o sucesso da firma de consultoria do ministro chefe da Casa Civil, a presidente fez um pronunciamento histórico sobre o acontecimento: durante o seu governo a corrupção seria combatida permanentemente.
Aceitou o pedido de demissão do médico consultor em finanças, dando início a chamada faxina no governo.
Toda semana a imprensa divulgava o currículo de um ministro em impedimento ético, e logo ele pedia demissão do cargo em caráter irrevogável.
Com esse quadro de falência dos princípios republicanos, seis foram espontaneamente para casa, com suspeitas de ferir a ética.
Porém, a vida sempre tem um, mas. E ele apareceu após novas denúncias que feriam vários artigos do código de ética de um funcionário público. Caso idêntico ao do ex-chefe da Casa Civil.
Se a faxina fosse continuar, teríamos um novo nome no ministério abalado em sua credibilidade, chamado de Desenvolvimento. Ironia dos deuses, que têm o hábito de escrever certo por linhas tortas.
A presidente declarou que não tinha nada a declarar, e quem nomeava e demitia ministros era ela. Foi um claro recado que o período da faxina ética estava encerrado.
Eu acredito na honradez da presidente. Afinal, estão condenando o seu velho amigo. Só por que prestou assessoria a dois governos do seu partido, sem contrato assinado e nunca foi visto nesses Estados?
Com a internet, um executivo americano contrata, para cuidar do seu escritório em Nova York, uma iraniana, moradora naquele país.
A maioria dos laudos radiológicos realizados nos melhores hospitais do mundo, que estão nos Estados Unidos da América do Norte, é feita por médicos que vivem na China e na Austrália.
Por que um consultor não pode prestar consultoria, sem nunca ter saído da sua casa?
Outra acusação que a presidente não viu nada de mais, e eu também, foi com um vultoso pagamento, o único com recibo, publicado nos jornais.
O ex-presidente da federação mineira justificou assim o contrato milionário: “Quanto vale um dia de conversa com uma pessoa que tem conhecimento estratégico sobre como trabalhar com o governo, discute questões tributárias e ações de crescimento nas indústrias”?
A ilusão de um governo feminino, menos tolerante com as falcatruas suportáveis pelos homens - ruiu. Para mim, tudo acabado no sonho do novo e do melhor.
Só saberemos se compensou o preço alto de um ministro enfraquecido, e a imagem atingida da presidente, no término do mandato do governo da continuidade.
Aos amigos tudo, aos inimigos, os rigores das leis - e temos conversado.

Gabriel Novis Neves
13-12-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.