domingo, 31 de julho de 2011

AGOSTO VEM AÍ

O mês de agosto ainda assusta e intimida o brasileiro. Sempre foi considerado como o mês do desgosto, das grandes tragédias, das tristezas e, principalmente, do azar.

É o mês do Cachorro Louco, da Bruxa na Aviação e das mais incríveis histórias de terror.

De mãos dadas ao mês de agosto está a sexta-feira 13. Dia em que o povo considera de mau agouro.

Quando o dia 13 de agosto cai numa sexta-feira, então! Os cuidados são redobrados. A inquietação tomará conta de todos os supersticiosos durante as vinte e quatro horas do dia fatídico.

Entretanto, quanta coisa típica de agosto aconteceu nesses sete primeiros meses!

Tomada pela Força Nacional da favela do Alemão no Rio, corrupção em todos os níveis - com a desocupação total do ministério do Waldemar e Tiririca (PR).

Greves na saúde, educação, segurança etc., por melhores condições de trabalho.

Os crimes de homicídios, assaltos na saidinha de bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos - que de tão rotineiros, ficam como sinais de progresso.

Impossível esperar novidades neste mês que se inicia.

Um país que está praticamente paralisado pelos escândalos mais recentes, o que será que agosto pode nos trazer? Acho que nada mais pode nos assustar.

Mato Grosso entra no mês de agosto com as obras das suas principais rodovias em compasso de espera. A ferrovia da redenção teve sua licitação suspensa e os recursos para as obras da Copa, estão em estudos.

Como diz o cuiabano, será um mês como outro qualquer, se São Benedito nos ajudar.

É possível que velhos crimes apareçam com roupagem nova. Estão surgindo novas doenças, motivo de pesquisas de várias universidades.

Doença do medo, da pressa, da falta de tempo, do aproveitamento do tempo quando sobra.

A modernidade nos transformou em máquinas, que só param para rápida manutenção.

Ignoramos os ensinamentos de Domenico de Masi em seu livro "O Ócio Criativo".

O mundo globalizado é extremamente competitivo e ágil e as pessoas vivem de resultados imediatos e materiais.

Ignoram a necessidade do ócio para prosseguir.

O mérito está extinto e foi substituído pela submissão.

É a constatação de uma triste realidade, e não pessimismo, para alguém preparado para enfrentar mais uma semana de agosto, a de número novecentos e doze.

A superstição de agosto está sendo, aos poucos, dizimada pela modernidade. Aparece como sequelas apenas em pessoas que já ultrapassaram o meio-dia da vida. Agora, que sexta-feira, 13 de agosto, tem seu charme, isso tem!

Essa data ainda resiste ao misticismo e foi, inclusive, utilizada para comover o então ministro da Educação Tarso Dutra para criar, em Cuiabá, a nossa Universidade Federal de Mato Grosso.

Sexta-feira 13 (de agosto) funciona também como currículo. É comum as pessoas citarem que nasceram em agosto num dia 13, sexta-feira.

É uma intimidação emocional que, às vezes, funciona.

Vou pagar para ver. Depois de tudo que vimos nesses primeiros sete meses do ano, quero crer que nada mais vá me surpreender.

Que venha então, o mau agourento mês de agosto! (pelo sim, pelo não, vou estar com os meus patuás e amuletos bem pertinho!)

Gabriel Novis Neves

27-07-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.