quinta-feira, 14 de julho de 2011

CARA LAVADA

Os assaltos em Cuiabá continuam de forma assustadora e incontrolável. A violência é um problema nacional, mas há causas que a estimula. Todos sabem que ela é resultado de vários fatores.

O pior de todos é o exemplo que vem de cima, encapados pela corrupção e impunidade. Novas leis estão surgindo para proteger os bandidos de baixo nível social. Os grandes, sempre usufruíram da impunidade.

A nossa ex-Cidade Verde está totalmente dominada pelo crime e ninguém do governo toma providências.

A única exceção para combater a violência está sendo cumprida por exigência do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

O turista estrangeiro necessita de segurança para vir aqui assistir aos dois jogos da Copa 2014. Por essa razão, o governador e o presidente da Agecopa, foram à Rússia comprar revólveres e uniformes para o policiamento na fronteira com a Bolívia. É importante, pelo menos nesse período, fazer algo para diminuir a saída de carros roubados e o ingresso de cocaína.

Há pouco tempo sugeri ao governador um remanejamento no seu time de futebol. Deslocaria o atual Secretário de Segurança, herança do governo passado, para a saúde, que, segundo os políticos, é caso de polícia.

Colocaria na segurança o atual Secretário de Saúde, que de segurança diz não entender nada. Além do mais, PH, em seis meses, organizou totalmente a parte técnica da saúde em Mato Grosso, retirando esse assunto das manchetes dos jornais impressos e eletrônicos.

Não é fácil para um médico permanecer meio ano na Secretaria de Saúde de Mato Grosso. PH está quebrando um recorde dos oito anos passados, em que três médicos não conseguiram permanecer dez meses no cargo, e nada realizaram.

Tenho certeza que, com o PH na segurança, os bandidos, pelo menos, voltarão a usar máscaras nos assaltos.

O crime organizado por aqui está tão bem organizado, que pontos eletrônicos e vigilantes armados, não são problemas. A logística é perfeita, com a participação até de bandidos profissionais. Os pistoleiros são simples executores das operações cujo índice de êxito é quase de 100%.

Recebem uma beliceira pelo trabalho seguro, e está difícil encontrar esse profissional no mercado. Tenho notícias que estão terceirizando, inclusive, os assaltos, cobrando o preço de mercado, mais a taxa de seguro de vida.

Abro o computador. As notícias são as de sempre. Assaltos a bancos, caixas eletrônicos, escolas e empresas.

Leio que uma firma foi assaltada e a Polícia Militar, mesmo avisada que os bandidos estavam armados, não compareceu ao local.

O seu efetivo está muito abaixo do exigido pela lei. Dessa tiririca de militares, muitos estão na segurança pessoal e familiar das nossas autoridades. Outro tanto com desvio de função, em cargos administrativos. No quartel, um número insuficiente de militares, para algumas ocorrências, cujos critérios desconheço.

Há pouco tempo ocorreu um acidente com uma lancha de turistas em um final de semana nas águas de Barão de Melgaço. Um funcionário do terceiro escalão do Estado sofreu leves escoriações. Foram acionadas as autoridades do governo e, em poucos minutos, descia o único helicóptero do Estado em condições de uso, enquanto por terra seguiu um pelotão de socorro.

Uma equipe médica aguardava a vítima num hospital sem convênio com o irregular e ilegal MTSaúde.

Graças a São Benedito nada foi constatado, apenas um susto.

A nossa Polícia Civil está totalmente desestimulada e sem as mínimas condições de trabalho.

A população do Estado não sabe mais a quem apelar nesse sistema político de múltiplos governos paralelos.

Nosso retrocesso é tão evidente, que estamos próximos a voltar a ser o Estado em que tudo era resolvido pelo 44.

Se as maiores autoridades assaltam os trabalhadores desta nação sem máscaras, por isonomia, os nossos bandidos roubam com a cara limpa.

Gabriel Novis Neves

08-07-2011

Um comentário:

  1. Todo o artigo, PARABÉNS! Que-nem-no-Brasil...

    Agora, esta frase merece um prêmio:

    "Se as maiores autoridades assaltam os trabalhadores desta nação sem máscaras, por isonomia, os nossos bandidos roubam com a cara limpa."
    Transcrevi em meu blog Compromisso Consciente - Link -
    http://t.co/lOIj3bY

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.