sábado, 2 de julho de 2011

Friagem em Cuiabá

É madrugada. A casa está dormindo. Um barulho estranho me acorda. Eram as janelas chacoalhando com o forte vento.

Abro um vãozinho na janela do meu quarto para ver como está lá fora. Nuvens cinzentas, baixas e assustadoras. Uma fina garoa molha o asfalto remendado. As ruas ainda estavam iluminadas e melancolicamente desertas.

Perdi totalmente o sono. Vou para o meu escritório. Por toda a casa silenciosa, eu só escutava a sinfonia dos ventos. Fazia tempo que não escutava tal som. E ele me fez lembrar aquela velha sabedoria popular: “os pessimistas acham que o vento geme; os otimistas, que ele canta.”

Gemendo ou cantando, logo me acostumei com essa serenata dos ventos. Abro o computador e fico trabalhando para esperar o dia clarear.

Assim que os primeiros clarões da manhã chegaram, fui dar mais uma olhadinha pela janela. Continuava tudo a mesma coisa. Uma manhã tão diferente das rotineiras manhãs da minha calorenta e luminosa cidade!

Até os cães vadios e barulhentos desapareceram. Nem os pássaros se atreveram a sair do aconchego das árvores para alçarem voo e cantar.

Não vejo os fiéis indo para a missa das sete. Atualmente temos racionamento de missas. Ninguém mais, hoje em dia, quer ser padre, muito menos professor.

Aqueles que estão no seminário, provavelmente, quando terminarem os seus cursos, serão cantores, escritores e rezarão missas só transmitidas pela televisão.

Retornei ao computador com uma sensação de derrota. Não vai dar para caminhar. A garoa aumentou.

Até já sinto um leve cheiro de naftalina. São os casacos que estão saindo do guarda roupa naftalinizado.

Um carro de polícia quebra o silêncio da manhã com as suas estrepitosas sirenes. É uma rotina nesta cidade e não desperta a atenção de nenhum morador. Com certeza, outro caixa eletrônico foi arrombado.

O maior sofrimento do cuiabano não é com a friagem de curta duração. É com a violência das ruas - incontrolável pelo poder público.

Não percebi também, nesta friagem, movimentos de aviões pousando ou decolando.

Os fuxiqueiros dizem que isso faz parte do treinamento para a Copa 2014, que será realizada nesse período.

Enfim, fica registrado que há friagem em Cuiabá.


Gabriel Novis Neves

26-06-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.