quarta-feira, 27 de julho de 2011

A mãe que não cuidou dos filhos

Não sou expert no assunto, tampouco político ou empreiteiro, apenas um persistente pesquisador das falas e dos silêncios das ruas.

Nesses últimos dias, o nosso Estado sofreu um verdadeiro terremoto, causado pelos escândalos da corrupção no governo Federal.

Descobriram que toda a corrupção que domina este país tem um chefe, no quarto escalão de um órgão colegiado.

O interessante nessa confusão toda, é que a mãe dos investimentos suspeitos de superfaturamentos, chamados de PAC1 e PAC2, supervisionou a tudo.

Houve um momento em que se afastou. Colocou em seu lugar uma amiga-irmã, que logo foi desalojada por comportamento não republicano.

A atual Ministra do Planejamento assumiu o comando do barco, até a chegada da senadora para ocupar o lugar do famoso consultor.

O ministério problema, que existe para possibilitar infra-estrutura moderna a esta nação, foi entregue, de porteira fechada, a um recém partido, nascido da união do desmoralizado partido do mensalão e de um nanico partido, conhecido pelo slogan do seu fundador, o grande professor de Medicina - Enéas!

Descobertas(!) as falcatruas pelas ministras, elas levaram a apreciação da mãe. Desesperada, chamou ao gabinete os possíveis responsáveis pelos seus filhos. Foi uma descompostura coletiva nos integrantes do órgão colegiado. Uns entenderam que a hora era de pedir demissão, um entrou de férias e outro – pasmem - assumiu o ministério no lugar do ministro paizão.

Também teve gente que ficou como se o escândalo não o atingisse!

O diretor de férias, fez questão de prestar contas ao Senado e à Câmara dos Deputados. Fez um pronunciamento técnico. Deixou o Congresso Nacional aplaudido, e como vítima.

Disse que ocupava o cargo como convidado do ex-presidente, aquele mesmo que dizia ser capaz de eleger um poste como seu sucessor.

O recado desmoralizador do menino de ouro do Cara foi entendido.

Entrou a operação conta-gotas nas demissões do órgão colegiado, selecionado por um ex-integrante do grupo. Esquisito, não é?

Nesse tiroteio sem fim, alguns troféus já foram distribuídos. Toda essa extensa rede de corrupção foi montada e patrocinada pelo governo anterior.

A campanha milionária do ano passado, foi bancada em parte, com dinheiro arrecadado entre os prestadores de serviços do DNIT, com autorização superior e aprovada pelo colegiado.

Muitos favorecidos estão mudos, receosos de perderem os seus mandatos.

Os escândalos continuam a fluir, obedecendo à ordem de faxina geral no ministério. Alguns atingidos pelos respingos estão pedindo proteção da justiça, outros da polícia.

Até exumação já houve nessa guerra de disputa de poder entre aliados.

Os não atrelados em minoria, estão distantes, observando o que irá sobrar disso tudo.

Haverá um grande perdedor, que é o de sempre - o pagador de impostos. Essa classe trabalha cinco meses por ano para depois saber como o governo utilizou o produto do seu honesto esforço.

Os efeitos dessa “descoberta”, que durante oito anos não foi percebida, parece-me que é estratégia do governo para paralisar as obras.

Não existe dinheiro federal para bancar uma Copa do Mundo, com obras em regime de mutirão onde os preços são exorbitantes e para investimentos, principalmente em infra-estrutura, num país exportador de matéria prima.

Cuiabá sofrerá, e muito, com os escândalos de Brasília. As obras federais estão proibidas de ser licitadas, até que tudo seja esclarecido.

Seria bom esquecer o novo HUJM (Hospital Universitário) na estrada de Santo Antônio, o novo aeroporto, as grandes obras de mobilidade urbana, as estradas pavimentadas e as pontes de concreto para apoio ao turismo. Finalmente, sairá ou não o VLT ou BRT?

A Arena Pantanal talvez consiga ser inaugurada: sem cadeiras, placar eletrônico e piso de grama, que estão sem orçamento, assim como o teto do estádio, ainda em definição.

Definitivamente, a mãe não foi cuidadosa na educação dos seus filhos Paque e Paquinho, que reclamam da falta de dinheiro.

A corrupção é intolerável!

Gabriel Novis Neves

21-07-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.