domingo, 14 de novembro de 2010

PROVOCAÇÃO

Só posso acreditar em uma provocação ingênua e sem motivos aparentes. Segredo se guarda entre quatro paredes, mas na verdade só funciona assim no cancioneiro popular. A melhor divulgação para uma notícia é rotulá-la de segredo.

Um detalhe é bem diferente de um segredo, pois geralmente é coisa tão pequena que, às vezes, nem vale a pena ser comentada. Mas às vezes também, vamos somando um detalhe aqui, outro acolá, e quando nos damos conta, nossa vida está repleta de pequenos detalhes.

Não adianta nem tentar que não nos esquecemos dos “Detalhes.” Eles fazem surgir uma longa estrada nos acompanhando, que é a nossa estrada da vida.

Domingo pela manhã, em tempo de primavera, o mês do amor, quando os pássaros deixam as suas casas, para receberem o Rei Sol com as suas algazarras, cânticos e alegrias, ligo o meu laptop. Mania de quem vive a incerteza, não do incerto futuro, mas dos próximos momentos nas ruas, caminhando.

Enviada bem de longe uma mensagem “sem assunto” chama a minha atenção. Abro. Era uma famosa canção com arranjos especiais e orquestrada: “Detalhes”, de Erasmo e Roberto Carlos, sob a batuta do maestro Eduardo Lages.

Ouço uma, duas, três vezes... Acompanho na telinha do meu computador os círculos girando e os instrumentos desfilando.

Gosto muito de música instrumental. Ela nos concede o direito de, pela imaginação, cada qual colocar a sua letra.

Cancelo a minha caminhada estatutária do domingo de primavera. Um domingo esquisito com nevoeiro e temperatura amena. Fiquei com os acordes de “Detalhes”...

Provocação tem limites, ainda mais quando se acorda ao som de “Detalhes”.


Gabriel Novis Neves (7.5+104)

08-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.