segunda-feira, 1 de março de 2010

Escrevendo crônicas

Sou um fã das notas de esclarecimento que os jornais sempre divulgam como “Informe Publicitário.” Leio todos com atenção e alegria incontida. Recentemente em “Literatura - A arte”, interessei-me por uma “nota de esclarecimento” sobre crônicas, dividida em dezenove capítulos. Irei aproveitar um deles para este artigo. Todos são interessantes, mas como “nota de esclarecimento”, enfocarei resumidamente o capítulo Temas.

Diz o seguinte: “O cronista é aquele que capta breves momentos que compõem a condição humana, fatos irrisórios ou imagens pitorescas. Ele ouve conversas, recolhe frases, observa pessoas e registra situações, flagrantes de esquina e do cotidiano; as palavras de uma criança, incidentes domésticos e coisas que acontecem nas ruas. Lida com acontecimentos corriqueiros ou inusitados e com fatos do noticiário. Cabe ao cronista mostrar ao leitor aquilo que só ele vê nas entrelinhas do fato. Normalmente, parte de situações particulares que funcionam como metáforas de situações universais. A experiência pessoal é o ponto de partida para acessar verdades maiores. Em alguns casos pode abordar diversos assuntos numa mesma crônica, desde que haja uma linha central de raciocínio, que permita ao escritor, no final, amarrar as matérias que escolheu. O cronista pode falar sobre atualidades em geral ou eleger focos determinados. A Crônica é democrática quanto aos temas que escolhe, mas há matérias que não cabem neste gênero”.

Este trecho me dá a oportunidade para esclarecer uma concepção que muitos têm do cronista: que são, muitas vezes, amargosos ou de mal com a vida. O cronista, na verdade é um prestador de serviço de utilidade pública. Chama a atenção da sociedade para pequenos fatos do nosso dia-a-dia que, por estarem distraídos ou cegos, não conseguem ver.

A ironia muitas vezes utilizada nas minhas “crônicas” é um artifício que emprego para aliviar as situações angustiantes que vivemos nesta chamada vida moderna.

Gabriel Novis Neves
05/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.