segunda-feira, 15 de março de 2010

A alegria de um pai

No consultório recebo o telefonema de um colega, pai de vestibulando de medicina: “Quero dividir a minha alegria com você. O meu filho passou no vestibular de medicina!” A sua voz era de uma contagiante alegria. Estava criada a grande oportunidade ao jovem, pensei eu. Só a ele e a Deus, pertence agora o seu futuro.

O vestibular, especialmente o de medicina, é um sofrimento não apenas para o candidato, como para os seus familiares, amigos e professores. Considero o atual método de seleção ao ensino superior, totalmente obsoleto. Só serve para esconder a porcaria de ensino oferecido neste país às nossas crianças. O antigo vestibular agora substituído pelo falecido ENEM, imita o gato ao esconder as suas porcarias debaixo da terra. Este método aloprado de seleção nacional tenta esconder o descaso do governo com a educação infantil, o ensino fundamental e médio. É quase proibitivo ingressar num curso superior. Em primeiro lugar o governo detém pouco mais de vinte por cento das vagas – o restante das vagas está em mãos dos empresários da educação. Em segundo lugar, somos os campeões mundiais na formação do analfabeto funcional no ensino básico.

É a grande perversidade social criada, e cuidadosamente mantida pelo governo. Os alunos em melhores condições financeiras e sociais freqüentam os melhores colégios com os melhores professores. Os pobres, maioria neste país, onde a classe média foi rebaixada, ficam à mercê da mentira e falsas estatísticas. Na nossa cidade o governo federal oferece oitenta vagas de medicina por ano, enquanto o curso privado cento e vinte oito vagas! No Brasil possuímos quase cento e noventa escolas médicas, na sua grande maioria pertencente à iniciativa privada. Conseguir uma vaga em um curso de Medicina, em um país de quase duzentos milhões de habitantes, sendo a maioria de jovens, é considerado um ato de extremo heroísmo, e por que não, de superação.

Parabéns a todos os pais sofredores e jovens vencedores!

Gabriel Novis Neves
13/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.