quarta-feira, 10 de março de 2010

INICIOU

Estamos num ano eleitoral. A propaganda eleitoral antecipada há muito já começou, contrariando as normas do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o meu consultor para assuntos internacionais, até no Paraguai a lei eleitoral é respeitada. Aqui na terra da transparência e ética, não. Com o famoso jeitinho brasileiro, comícios de lançamento e propaganda de candidaturas, são chamados agora de “reuniões de trabalho” para planejamento estratégico para o próximo milênio - coisa que na verdade ninguém está interessado.

Exclusiva para as chamadas lideranças políticas e empresários financiadores das campanhas políticas, essas reuniões são na verdade um grande enigma. O que será que tanto discutem? Fechamento de alianças – com o olho gordo mirado nos preciosos minutos da televisão no horário político gratuito? Nomes dos componentes das chapas majoritárias? Recursos financeiros para “montar o palanque” do candidato a ser escolhido em convenções partidárias livres e democráticas? Não sei, não sei...

Depois de tudo acertado, vem o almoço íntimo, seguido por uma entrevista coletiva à imprensa. Perguntas poderão ser feitas, mas só as comportadas – uma mais complicada pode ficar sem resposta. Inspirados naquele samba de uma nota só, as autoridades fazem longuérrimos discursos enaltecendo as qualidades do burlador da lei eleitoral. Para o deleite dos fotógrafos são assinados protocolos de intenções – de quê? De nada, claro! Enfim uma prova material de que houve trabalho, e não campanha. É, a Lya Luft é que está certa ao comentar: “Está inaugurado o circo de manobras, mentiras e traições escrachadas ou subliminares que conhecemos”.

Este primeiro contato do candidato ao mais alto posto do governo brasileiro, já é um engodo e – o pior - apoiado pelas maiores autoridades do estado! Assim também já é demais! O cobrador de ônibus exclama do alto da sua indignação: “como esperar dias melhores de quem mente!”

A verdade é que a propaganda eleitoral extemporânea há tempos começou. A população de Cuiabá não agüenta mais receber cartas - mais parecidas com as enviadas pelos “heróis da imaginação infantil”. As criancinhas, que nem sabem ler, estão alvoroçadas: querem saber o que estão recebendo. Lá pelo bairro Pedra 90, estão dizendo que muitas dessas cartas são de justificativas do Papai Noel pela não entrega do presente prometido. No ano que vem, ele não vai esquecer! Podem dizer ao papai, mamãe e a todos os seus amiguinhos que Papai Noel é amigo.

Gente! Uma sociedade justa e humana não se constrói sobre os alicerces da mentira! A informação correta e precisa é fundamental para que a população se arme com a única arma para se conseguir as mudanças éticas e morais necessárias – o voto. “Mal informados ou desinformados, somos vulneráveis; alienados, somos tolos, e a ignorância nos faz assinar a nossa sentença de morte”.

Quando as nossas autoridades dão mais importância à fiscalização de um concurso público, cujo potencial de eleitores é considerável; quando deixam de percorrer, em canoas, os lugares onde as enchentes destruíram tudo inclusive vidas humanas; quando permitem que um simples mosquitinho aniquile famílias, então só me resta vestir o manto da paciência e escrever, escrever e escrever - para não perder a alegria das coisas boas desta vida.

Gabriel Novis Neves
01/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.