segunda-feira, 8 de março de 2010

LEVEI UM "PITO"

É próprio do cuiabano referir-se a uma repreensão, como pito. Não tenho o hábito de passar pito em ninguém, mas em compensação levo pito todo santo dia. Sabe que acho bom? Muitas vezes é a oportunidade para um papo. Chego ao hospital (embora muita gente ande espalhando que deixei de trabalhar) e ao passar pela recepção encontro um casal conhecido de avós. Antes do meu cumprimento social, levo o maior pito da vó, pior, sem saber o motivo. A vó revoltada liga a sua metralhadora em cima de mim e descarrega toda a sua munição verbal. “ A minha netinha de quatro anos foi operada agora de hérnia inguinal bi-lateral. O ato cirúrgico foi rápido, sem nenhuma intercorrência. Inclusive já falei com ela, que está bem com a mãe e o pai no centro cirúrgico. Acontece que estamos aqui, aguardando um quarto que está sendo preparado para recebê-la. Um absurdo, a cirurgia terminou há vinte minutos, e nada do quarto”. O pito que na verdade foi um pitão, estava com os seus minutos de glória findando. Enquanto a vó abria a enorme bolsa para procurar o cigarro, tive a oportunidade de falar sobre o problema ( da vó ). Disse que a sua netinha estava sendo atendida no melhor hospital infantil de Mato Grosso. Tudo que é bom é muito procurado. Atendemos crianças não só de Cuiabá e Mato Grosso. Já atravessamos as nossas fronteiras. Para melhorar a auto-estima da vó, relatei que recentemente duas netas minhas foram operadas neste hospital. Sempre aviso as minhas clientes que irão ser submetidas aos procedimentos cirúrgicos, que o ato cirúrgico tem horário programado. A chegada ao quarto poderá ser demorada, pois provavelmente dependerá de uma alta. Relatei que a minha neta depois de operada, ficou quatro horas no centro cirúrgico aguardando um quarto. Observei que a vó estava tranqüila. Não sei se pela “sedação” do cigarro, ou pela minha conversa terapêutica. Achei o momento oportuno, para perguntar-lhe: quem é o responsável por esses transtornos desagradáveis? A vó percebeu que tinha dado um pito errado. Para reabilitar-se gritou para que todo mundo ouvisse: o governo! Obrigado doutor, o senhor me fez compreender o que os governos realizaram pela saúde em nosso estado. Fecharam hospitais, sucatearam a saúde pública, o único hospital federal que atende só pacientes do SUS está na UTI, e o nosso velho hospital municipal após morrer de inanição financeira, está sendo embalsamado. Esses são os únicos responsáveis, concluiu a vó. O vô que a tudo ouvia, acrescentou com sabedoria: e nós também que votamos neles e os idolatramos, tanto é que são candidatos ou apoiadores de candidatos nas próximas eleições. Finalmente chego ao meu consultório, para fazer a única coisa que procuro: tentar entender o sofrimento humano.

Gabriel Novis Neves
08/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.