terça-feira, 23 de março de 2010

CRIANÇA

Adulto é adulto que um dia já foi criança, criança é criança que um dia será adulto. Parece elementar este conceito, mas não é. Por incrível que pareça, com exceção dos nossos índios, a nossa sociedade costuma confundir tudo, prejudicando o desenvolvimento psico-social das nossas crianças, e, por tabela, colocando muitas vezes os adultos e idosos em situações ridículas. A criança não é um pequeno adulto, e o adulto e idoso não são crianças.

Fui ao aniversário de uma criança. Logo percebi que essa criança teve a sorte ter pais que sabem que criança é criança. A festa que participei era de criança para criança. Quanta felicidade essa pequena aniversariante, tratada como criança, transmitia! Sabia que a festa era sua, de seus amiguinhos e amiguinhas. Os poucos adultos presentes eram meros figurantes e não atores principais. Creiam! Fui contaminado pela felicidade daquelas crianças!

Já compareci a inúmeras festas de crianças feitas para adultos. A frustração imperava absoluta! As crianças não conseguiam entender aquele mundo criado pelos adultos. Frustração contagiante! Também eu ficava frustrado – e aborrecido. Crianças são alegres, espontâneas e simples. O seu mundo é diferente do mundo dos adultos. A criança vive intensamente o presente. Não se preocupa com o amanhã, que para ela não existe. Chora desconsolada quando é obrigada a deixar de fazer o que mais ama – brincar. Mesmo com a promessa de continuar a brincadeira amanhã, ela continua o choro, pois não entende que existe um amanhã.

Como é triste tornar-se adulto quando não possuímos a capacidade de vivermos o presente. O adulto geralmente troca o presente, pelas lembranças do passado e pela ilusão do futuro.

Gabriel Novis Neves
29/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.