quinta-feira, 11 de março de 2010

Base de sustentação

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem, e tenho dificuldades em explicar - não sou um expert no assunto - é o que significa “base de sustentação do Governo”. O Presidente da República, Governadores e Prefeitos, falam abertamente do assunto. Os Senadores, Deputados Federais e Estaduais, e Vereadores idem.

Deve ser alguma coisa muito importante na tal da engenharia do poder. Existem até especialistas nessa área ostentando o pomposo título de construtores da engenharia do poder. Na escola me ensinaram que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Essa base de sustentação é algo misterioso, e que propiciam na população grandes suspenses. Há todo um ritual para se ingressar nesse grupo que, dizem, é o responsável pelo desenvolvimento do Brasil. Entre outras atribuições, é a base de sustentação a responsável pela aprovação dos programas sociais como: Saúde para Todos, Educação de Qualidade Universal, Segurança Pública, Saneamento Básico e tantos outros indispensáveis.

Sem essa base, nenhum governante, mesmo com altos índices de aprovação, faria alguma coisa. Logo, quem é avaliado não é o Presidente da República, Governadores ou Prefeitos; se hoje temos um Brasil mais justo, democrático e transparente nas suas ações, devemos às bases de sustentação do governo. Causa-nos espanto, portanto quando certos governantes, com altos índices de aprovação popular, entendem serem eles, e somente eles, os detentores de todo o mérito de suas ações. Aí acontece o seguinte: vão às urnas, com a megalomania natural de todo político dito popular, e sofrem uma derrota inimaginável – por eles claro! Não conseguem entender que o povo aprovou a eficiência das bases, e não o seu executor.

Mas há um senão dificultando o entendimento da população, e subtraindo a lógica do meu raciocínio. Ultimamente todos os grandes escândalos aconteceram nas bases de sustentação do governo. Não recordarei os maiores destes últimos dez anos, pois perderia o fio da meada. Gostaria apenas de citar o que aconteceu com a base de sustentação do governo do Distrito Federal, e que é do conhecimento da nação brasileira. Toda a farta distribuição de dinheiro foi filmada: dinheiro na bolsa, dinheiro nas meias, dinheiro nas mãos, dinheiro nos bolsos, dinheiro abençoado merecedor de orações. Como explicar ao povo este fato da Capital Federal? Tarefa difícil para o trabalhador que recebe salário mínimo compreender! E quem pertence a essa privilegiada base? Ora, só gente que “não é qualquer um” - nas palavras gravadas do nosso Presidente: o “criador de rãs”; homens “sortudos nos negócios” – que ficaram milionários da noite para o dia; “conhecidos” agentes públicos, o maior “grileiro de terras do Brasil”, etc.. Só gente muita fina mesmo! Gente que abandonou a sua história de vida, para pertencer à base. Quanto patriotismo não?

Enfim, é a fotografia do Brasil. Depois que me converti em defensor das “forças”, que um dia serão fortes o suficiente para mudar esse quadro, acho normal tudo o que estamos vivendo. O difícil mesmo é explicar ao povo que sofre o que é e para que serve realmente a base de sustentação do Governo. Se o povo não consegue entender, pelo menos ele sabe que foi roubado!

Gabriel Novis Neves
26 de Fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.