sábado, 13 de março de 2010

A importância da leitura

Sempre fui um leitor voraz e um defensor da leitura. Leio de tudo um pouco. É um excelente exercício para estimular meus neurônios, que trabalham quando cutucados pelas emoções, sejam de raiva, medo, pesar, alegria ou desprazer. As páginas de classificados dos jornais, por exemplo. Este encarte exerce sobre mim um grande fascínio: oferece aos leitores uma variedade incrível de assuntos, desde os tradicionais anúncios de compra e venda de imóveis - e de tudo que se possa imaginar - até oferecimento de massagista. Quantas coisas interessantes eu descubro nessa leitura especializada! Existe maior poesia que o anúncio de uma vaga em um quarto em hospedaria para senhor de fino trato? A profundidade dessa frase vale muito mais que essas campanhas governamentais contra o preconceito. O candidato a uma vaga de quarto, geralmente é pobre, e é exigido apenas que seja de fino trato - educação e ética. Por outro lado conheço muitos freqüentadores de cinco estrelas, que só têm o cartão de crédito - única exigência para a sua hospedagem.

E as ofertas de vendas e aluguéis? Certa ocasião eu descobri nos classificados o anúncio de aluguel de caixão para velório. Funciona assim: o indivíduo aluga um caixão; chegando ao cemitério, o defunto é transferido para uma rede barata para dormir o sono eterno no fundo da cova. O caixão retorna então para a empresa à espera de outro cliente. Alugam-se pássaros ornamentais; procuram-se acompanhantes para executivos, de preferência alemãs; cachorro para cegos, e por ai vai. Uma diversão a leitura desses maravilhosos classificados! Nem vou comentar a interessantíssima coluna de trocas, onde se troca até seis por meia dúzia. A leitura também disciplina o raciocínio e geralmente quem lê é coordenado nas suas colocações.

Hoje na primeira página de um classificado leio um anúncio de interesse mundial. Uma cantora-coroa-baiana, dona de um trio elétrico, esclarece num anúncio que durante o carnaval faz sexo três vezes por dia. Segundo a cantora, os seus neurônios são ativados pelo ponto G, que lhe transmite energias suficientes para os sete dias de carnaval em Salvador - é isso mesmo, lá são sete – Aí eu me pergunto: o que vem a ser isto? Será procura por candidatos? Será que é para incutir em nós complexo de inferioridade? Sei lá... Daí o meu fascínio pelos classificados - me leva a profundas reflexões...

Precisamos de leituras não seletivas, pois com o vestibular do ENEM, estes podem ser alguns dos temas da dissertação. Um amigo saindo da UTI vitimado por um grave acidente vascular cerebral (AVC), ditou à enfermeira uma mensagem que acabo de receber: “A cobiça desune a humanidade, mas a burrice une novamente”.

Gabriel Novis Neves
13/02/2010

Um comentário:

  1. Gostei de saber do seu blog... Sempre leio seus artigos no Olhar Direto e adoro, mas nunca posso comentar...
    Agora tenho um espaço!
    Ótimo domigo e que venha mais coisas boas prá presentear seus leitores!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.