terça-feira, 16 de março de 2010

FRASES GENIAIS

É o nome de um livro. Um livro de frases que todos nós gostaríamos de ter dito. Compilado por Paulo Buchs Baum, ilustrado por Jaguar e editado pela Ediouro. Às vezes passo horas lendo essas pérolas produzidas por escritores, poetas, filósofos, aventureiros - em um leque que vai de Aristóteles a Renato Russo. Algumas frases nos fazem pensar em algo que nunca pensamos, ou até pensamos, mas de um novo ângulo.

Hoje ao abrir meu email fui contemplado com uma de Mário Quintana: “O segredo não é correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você”. Poético né? Gosto particularmente de uma do Alceu Amoroso Lima, o Tristão de Ataíde: “Saudade é a presença da ausência”.

Ontem incluí na minha coletânea a frase que o “Imperador” estampou na sua camiseta branca: “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”. Após marcar o gol decisivo, mostrou aos torcedores no Maracanã - e a televisão, jornais e a internet, mostraram ao mundo. Estou curioso para saber o nome do autor da frase. Deve ser do filósofo do morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Em poucas palavras deu a receita para a paz mundial: perdão. Reconheceu a presença de pessoas ruins, que não admitem a vitória dos pobres.

Existem pessoas que vivem para praticar o mal – e se comprazem com isto. São aquelas que acordam pensando em quem prejudicar e dormem selecionando vítimas para o dia seguinte. Não acredito que as crianças nascidas e criadas na favela do Alemão, sejam ruins. Não acredito que elas nasceram para morrerem cedo, vítimas de pessoas ruins. Não acredito que elas nasceram condenadas à miséria, muito menos que o preço do sucesso lhes custe muito caro. Elas nasceram para serem crianças, como todas as crianças do mundo. Para brincarem nas lajes das casas, para freqüentarem boas escolas, crescerem com saúde, não passarem fome, e não serem órfãos prematuros.

O “Imperador” venceu todo tipo de dificuldade - hoje é um vitorioso e não esqueceu as suas origens. Sempre que a barra está pesada na sua cobertura de luxo no bairro de ricos, com carros importados lotando a sua garagem, é para o útero materno que busca proteção. Procura os seus amigos do morro do Alemão e ficam na laje da casa da infância tomando a sua cervejinha. Os nossos políticos não cuidam dessas crianças, abandonando-as reféns das pessoas ruins, que as transformam em pessoas ruins. O “Imperador” da Itália, ídolo do Brasil rubro-negro, mito da favela, denuncia a existência de pessoas ruins e pede o perdão de Deus a elas! Mais uma frase genial para a minha coleção!

Gabriel Novis Neves
16/03/2010

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.