quinta-feira, 4 de março de 2010

A Dinâmica do SISU

Domingo aqui em casa é dia de reunião. Minhas cinco netas, meu neto e eu nos reunimos e conversamos sobre tudo – geralmente os temas das discussões partem deles. O grupinho confia no velho avô. Três das meninas já estão na universidade. A mais velha, de vinte e dois anos, conclui o curso de Direito este ano. A segunda neta, de dezoito anos, faz o segundo ano de Administração e a de dezessete o segundo semestre de Direito. Graças a Deus até agora nenhum deles manifestou o desejo de seguir a carreira do avô.

Neste domingo o assunto central foi o novo vestibular do ENEM. Como sempre acontece, ouvi mais que falei. Contaram “causos e causos” do vestibular e da educação em geral. Falaram que sempre que anunciam uma mudança no sistema educacional, a qualidade é prejudicada. Lembraram a progressão automática no ensino fundamental. Ninguém cumpre a lei, e essa política criou a maior fábrica de analfabetos funcionais do mundo. As netas que estão na universidade demonstraram certo desencanto e decepção pela qualidade do ensino oferecido. Os outros netos terão ainda alguns anos de espera para vivenciarem esta experiência, mas escutaram atentamente as primas mais velhas. Com toda certeza outras medidas surgirão até o ingresso deles no ensino superior - quando muitos países já abandonaram este método de seleção que é o nosso vestibular.

Após ouvi-los atentamente disse-lhes que estamos vivendo o mundo modernoso. Temos que estar atentos 24 horas por dia, para não nos perdemos no mundo das informações céleres. Incentivei-os ao esforço contínuo para acompanharem o aparecimento de tantas siglas e o desvirtuamento de tantas palavras, assim como entender o que elas significam.

Por exemplo: desapareceram algumas vagas que já tinham donos, no curso de medicina da UFMT. Ao procurar matricularem - se os alunos são informados que as vagas agora têm outros proprietários. Desesperados ouvem a informação do funcionário do MEC: “está tudo correto, esta é a Dinâmica do SISU” – Sistema de Seleção Unificado! Entenderam a sutileza? Modificaram a seu bel-prazer, uma das leis dos 10 Mandamentos - não roubar. Não sei não, mas creio que isto é um roubo descarado! Parece-me que para os executores do modernoso SISU, que são prepotentes e arrogantes, roubar agora virou dinâmica. Não admitem nem diálogo! E sempre são os donos da verdade.

Precisamos com urgência de educadores para salvar os nossos jovens, e não de etiquetas acadêmicas. Os títulos honoríficos muitas vezes, são úteis somente à vaidade do professor e para melhorar o valor do seu holerite. E sem educação estamos condenados a ficar nesta faixa de país exportador de matéria prima e atração aos investidores estrangeiros pela mão de obra barata que ofertamos. Será que os nossos políticos não percebem que sem educação, ciência e tecnologia iremos sempre patinar na faixa dos países não pertencentes aos do primeiro mundo?

As minhas netas e neto pediram-me para continuar a conversa na próxima semana. O assunto é muito indigesto e o almoço já ia ser servido. Também pudera! Servir a “Dinâmica do SISU” como aperitivo não faz bem a digestão.

Gabriel Novis Neves
21/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.