quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sorocaba


Visitei recentemente a cidade de Sorocaba, em São Paulo, que possui fortes ligações históricas com a nossa capital, para conhecê-la e avaliar o seu grau de desenvolvimento.
No último quinze de agosto a cidade completou trezentos e sessenta anos de existência.
Possui uma população de aproximadamente seiscentas e cinquenta mil pessoas e é considerada uma das dez cidades mais bonitas do Estado de São Paulo.
Mantém em excelente estado de conservação o seu núcleo inicial. E a sua expansão foi planejada para o futuro.
Seu projeto de mobilidade urbana é moderníssimo, com ruas, avenidas e ciclovias de grandes metrópoles.
Pretendem construir a maior rede de ciclovias da América Latina. Atualmente só perde para a cidade do Rio de Janeiro.
É um grande polo industrial, e sua produção é exportada para mais de cento e vinte países. É a quinta maior cidade em desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.
Sua região metropolitana é constituída de vinte e seis municípios.
Possui sete universidades, sendo cinco privadas e sete faculdades.
São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas de ensino fundamental a médio (estadual), com muitos cursos profissionalizantes.
A cidade dispõe de uma boa infraestrutura para atendimento aos pacientes do SUS e particulares, destacando-se o Hospital Oftalmológico.
Só em 2007 foram realizados dois mil e sessenta e três transplantes de córnea (é o hospital que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil).
Seu Parque Tecnológico foi criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia.
Foi de Sorocaba que partiram os primeiros bandeirantes que conquistaram Mato Grosso à procura do ouro existente em abundância nesta região, até então habitada por índios.
Comandados por Bartolomeu Bueno da Silva, subiram o Rio Cuiabá até a sua confluência no Coxipó-Mirim, e lá acamparam.
Antônio Pires de Campos chegou posteriormente ao mesmo local, rebatizando-o de São Gonçalo Velho.
Nessa região hoje vivem ribeirinhos e ceramistas, onde o cururu e o siriri são as músicas relíquias desse tempo.
No local havia uma aldeia de índios Bororos. Muitos foram aprisionados e enviados para São Paulo como escravos.
Engajou-se no grupo, Pascoal Moreira Cabral. Houve o inevitável choque sangrento entre os donos das terras do ouro e os chegantes que vieram atrás dele para retirar esse tesouro e mandar para o seu Estado de origem.
Em 1719, ao encontrar o ouro sonhado, foi fundada a futura cidade de Cuiabá por Pascoal Moreira Cabral. Seu fundador morreu em 1730 e seu corpo foi sepultado na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Sorocaba é mais conhecida em Cuiabá, não pelas suas raízes históricas que nos une, e sim, pelo seu pioneiro Hospital de Endocrinologia, modelo no Brasil como centro de recuperação corporal e reeducação alimentar.
A sua filha do Centro Geodésico da América do Sul não possui mais ouro, tampouco índios. Com quase trezentos anos de fundação, carrega problemas históricos gigantescos. Soluções só a médio e longo prazo.
Estamos distantes do desenvolvimento social da nossa cidade-mãe, mas, contamos com um belo campo de futebol – a Arena Pantanal.

Gabriel Novis Neves
30-09-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.