terça-feira, 7 de outubro de 2014

NOSSOS MEDOS


Aqui no Brasil sempre estamos com medo de alguma ou de muitas coisas.
Como se já não bastassem o da insegurança nas ruas e a do próprio viver, estamos sempre atormentados pelos modismos ideológicos que se nos apresentam como devastadores.
Já tivemos medo de movimentos mundiais tais como: socialismo, comunismo, terrorismo  e tantos quantos “ismos” que queiramos mencionar.
No momento o que nos amedronta é o fundamentalismo religioso que, aliás, cresce a largos passos no mundo, e o que aí acontece logo nos contamina.
Há muito tempo não se fala tanto entre junção de estado e de religião.
A era Lula nos trouxe certo tipo de medo muito propalado, até por figuras do nosso meio artístico.
Na época atual, em que eleições para cargos políticos de ponta devem ocorrer em todo país, amedronta-nos a profissão de fé messiânica que alguns candidatos trazem no  seu currículo.
Acompanha isso o que há de mais arcaico do pensamento humano, quer no tocante à homofobia, quer no não incentivo às pesquisas científicas entre células tronco, quer na interferência em casamentos em pessoas do mesmo sexo.
Afinal, já são conquistas conseguidas a duras penas através de séculos e que não podem nem devem polarizar qualquer tipo de debate em mentes saudáveis que pretendem governar o país.
Esperamos  que essas mentes saudáveis possam neutralizar as mentes atadas a dogmas e a mitos, cuja única finalidade é impedir o desenvolvimento da raça humana.
Essa, somente no exercício da plena liberdade de raça, religião ou cor poderá se desenvolver.
O estado laico é condição fundamental para o aprimoramento de uma plena democracia, tão almejada por todos nós.

Gabriel Novis Neves
28-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.