terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mães precoces


Estatísticas internacionais recentes nos informam que por ano cerca de dois milhões de meninas entre dez e quinze anos de idade tornam-se mães.
Os recém-nascidos, na sua maioria, são produtos de uma gravidez não desejada. O futuro do novo binômio mãe e filho não pode ser avaliado.
Tememos pelo pior, pois o Estado se faz ausente neste grave problema de saúde pública e social. Grande parte dessas meninas nasceu e cresceu em situação de risco, totalmente desprotegidas e fragilizadas.
Abandonam a escola, vivem reclusas ou em cárceres e, muitas vezes, sofrendo ameaças do criminoso adulto responsável por essa verdadeira tragédia humana.
Não raro pertencem à sua esfera familiar, não sendo infrequente que os autores da “façanha” sejam seu próprio pai, irmão, tios, padrinhos, avô.
Verdadeiras escravas de um crime que vitima milhões de meninas no mundo.
Como a hipocrisia norteia nossos “desnorteados governos”, a raiz desse terrível mal está na falta inicial de uma educação caseira.
Sexo continua sendo tabu para a maioria das famílias em pleno século vinte e um, e esse assunto jamais é tratado entre pais e filhos.
Na escola formal não possuímos professores qualificados para atender a demanda, e esse assunto, que deveria ser uma disciplina no ensino fundamental, é totalmente ignorado.
A cultura religiosa, de um modo geral, se refere ao sexo como “coisa do demônio”. É uma das formas do pecado.
Precisamos que o mundo preste atenção em programas especiais de educação sexual aos pais e às crianças.
Urge que campanhas sejam feitas esclarecendo a sociedade sobre a necessidade de que esse assunto seja discutido no meio familiar e nas escolas.
Distribuir anticoncepcionais nas escolas, ou a pílula do dia seguinte, é uma invencionice dos laboratórios farmacêuticos, e não, uma prática pedagógica.
É muito triste acompanhar a gestação de uma menina ainda na idade de brincar com boneca sabendo da origem daquela gravidez e o futuro incerto que a espera.
Temos de investir na formação das nossas crianças para alcançarmos a tão cobiçada paz mundial.

Gabriel Novis Neves
10-10-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.