segunda-feira, 29 de abril de 2013

Números


Os números são produtos altamente manipuláveis.
Eles são conduzidos a resultados do interesse de quem os manipulam. Políticos e marqueteiros são especialistas nessa “arte”. É uma forma elegante de mentir e iludir os distraídos e apaixonados, sempre cegos.
Os números não falam, existem. O proprietário deles é que lhes dão vida.
Jogados na mídia, seus efeitos são inesperados e surpreendentes, podendo ser positivos ou negativos.
Quando interpretados com atenção, seus resultados são, na maioria das vezes, devastadores.
Na área em que mais tenho intimidades profissionais - a saúde - esses números transformam calamidades em eficiência do poder público.
Números relatando atendimento em um posto de saúde não significam consultas realizadas, e sim, presença no local de pacientes, muitas vezes encaminhados a outros setores.
Entretanto, fica registrado que ali receberam atendimentos. E assim, os pacientes vão percorrendo a sua Via-Sacra. Muitos voltam para casa como mais um número para as estatísticas, mas, na verdade, não conseguiram atingir seu objetivo – a consulta médica.
Esses relatórios, divulgados na produtividade do mês, produzem a falsa gestão modelo, massacrada pelas campanhas publicitárias pagas pelos contribuintes.
Outro exemplo nessa mesma área de saúde: contrata-se médicos e divulga-se apenas o seu número, omitindo as reais necessidades.
Esconde-se o número de vagas existentes por motivos de desinteresse profissional, falta de condições de trabalho, salários ridículos, politicagem e outros.
A população que paga impostos tem a impressão que o setor foi reforçado, visando o oferecimento de um serviço de melhor nível, quando, na verdade, apenas peças de reposição foram feitas.
Tanto isso é verdade que a camada social utilitária desses trabalhos, continua com os mesmos problemas para conseguir usufruir de um direito constitucional, que é a saúde de qualidade, dever do Estado brasileiro.
A manipulação de números sobre os mais diversos aspectos da nossa economia é um hábito cultural.
Faltam com a verdade, sem sentimentos de culpa. Tudo pelo poder é válido, defendem os pragmáticos.
Cuiabá, neste momento de grandes obras para a Copa do Mundo, é um exemplo de como se trabalhar com números, transformando os mais desfavoráveis em motivos de alegria.
Sinto, conversando com a gente humilde da minha cidade, certa preocupação com os números otimistas que tomaram conta do mundo oficial, tão distante da realidade do nosso trabalhador.
Se esses números que circulam pelas publicações oficiais fossem confiáveis, não seríamos esse povo que sofre.
Ah! Como mudam de cores esses fantásticos números chapas brancas, para a desilusão da nossa honesta e trabalhadora gente.

Gabriel Novis Neves
26-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.