sexta-feira, 12 de abril de 2013

Curioso negócio


Por exigência da FIFA e da CBF os feirantes do Centro Comercial do Verdão serão transferidos para o Distrito Industrial do Coxipó.
No local onde hoje abriga os feirantes será construído um elegante e moderno estacionamento VIP para as autoridades e os envolvidos na Copa do Mundo do ano que vem.
O transporte dos jogadores será feito também desse superestacionamento para a Arena Pantanal.
Após os jogos da Copa este espaço, que pertence a particulares, será destinado para construção de moradias para ricos.
A área do futuro estacionamento VIP está avaliada em vinte milhões de reais, preço que o governo do Estado pretende cobrar dos feirantes, que arcarão com as despesas da preparação do novo Centro de Abastecimento, que não será VIP.
Não sou perito em avaliação de terrenos ou imóveis, mas acho estranha a isonomia de valores.
O leigo sabe que a área do Verdão, supervalorizada com a presença do casal de elefantes brancos a poucos metros do Centro de Abastecimento, não pode ser comparada em custo à área do Coxipó.
Enfim, é a oportunidade do Estado fazer um bom negócio imobiliário com os pequenos comerciantes.
Esta Copa poderá não deixar para Cuiabá o legado de benfeitorias que tanto necessita a cidade, mas, em compensação, em termos de trapalhadas já temos um extraordinário acervo.
Compra dos jipões russos com pagamento adiantado e negócio desfeito sem o retorno do adiantamento aos cofres públicos.
Negociações para aquisição dos aviões invisíveis.
A história do relógio da Copa e a sua troca.
O local da instalação física da Agência, depois Secretaria da Copa, e a demissão dos três primeiros presidentes e toda a diretoria inicial, fato até hoje não esclarecido.
Substituição do modal aprovado e com recursos orçamentários federais (BRT) para o VLT, de tenebrosa história e conclusão prevista para as festas dos trezentos anos de Cuiabá.
Mudanças do projeto arquitetônico e estrutural do novo estádio de futebol, no mesmo local onde foi demolido o Verdão.
O lançamento da construção da casca da Arena Pantanal para, em uma segunda etapa, em cima da hora, a licitação para o preenchimento da casca bem mais cara e trabalhosa.
Todo esse sacrifício será esquecido com as benfeitorias que deverão ficar para Cuiabá, cuja dívida será paga com o sacrifício das futuras gerações.
Agora é esperar. Entramos na contagem regressiva à espera desse sonho, que não deve ser transformado no grande pesadelo que foi a morte anunciada do trem que não virá mais para Cuiabá.

Gabriel Novis Neves
10-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.