domingo, 28 de abril de 2013

ENCENAÇÕES


Inúmeras são as vezes em que, nos nossos delírios criativos, teríamos condições palpáveis para produzir peças teatrais que, se encenadas, teriam grande sucesso.
Durante ao longo de nossas vidas situações surreais vão se apresentando, de tal maneira frequentes, que até mesmo os mais incrédulos vão se emaranhando na sua estranheza.
Vemos-nos, não raramente, obrigados a descobrir paciência e ironia no meio de fatos e pessoas que, em condições normais, nos levariam à exasperação e ao repúdio.
Entretanto, como fomos mal educados no quesito tolerância - causas de tantos dissabores - vamos sendo treinados desde muito jovens a conviver com a hipocrisia e com o desamor, como se esses sentimentos fossem os pilares para a formação de seres equilibrados para o convívio social.
Assim, nos tornamos hábeis em encenar os mais glamorosos momentos, sejam eles cômicos ou maquiavélicos ou, até mesmo, trágicos, através do nosso Shakespeare de plantão.
Sempre que nos sentimos cercados por caminhos aparentemente de difíceis saídas, apelamos para o nosso lado irônico e começamos a debochar de nós mesmos, aliás, uma grande válvula de escape.
Percebemos, como senhores de nós mesmos, que permitimos, por alguma razão - talvez de carência - que outras pessoas tomem as rédeas de nossos destinos.
Sim, porque ninguém nos impõe nada, nós simplesmente deixamos acontecer. Somos permissivos.
A encenação da eficiência dos nossos governantes é um ato de violência a todos os brasileiros encefálicos, especialmente àqueles que lutaram pelo bem estar da coletividade.
Os estudiosos são os que mais sofrem nesses momentos em que o Estado procura tutelá-los ou, como se faz aqui em Mato Grosso, amontoá-los nos currais.
Essa apostila do programa ‘Qualifica Mato Grosso’, destinada a “instruir” motoristas, garçons e outros trabalhadores para a Copa do Mundo, é imoral e inaceitável, a não ser em palco de circo.
Foi a maior encenação de ensinar deste início de ano no nosso Estado.

Gabriel Novis Neves
18-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.