sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DEBATE POLÍTICO NA TV


Assim que terminou o debate político na televisão, o “saite que ninguém lê” iniciou uma pesquisa de opinião pública para saber quem venceu o bate boca.
A pesquisa constava das seguintes opções: os nomes de todos os candidatos convidados, o nome do candidato barrado e para quem não assistiu ao debate.
Não conheço o resultado da apuração. Votei em quem não assistiu e tirou a soneca após o almoço.
Que coisa chata esse modelo de debate! Além de não esclarecer nada, não altera o voto do eleitor.
Ninguém mudará o seu voto porque fulano de tal fala manso, ou beltrano é confesso milionário, filho da terra ou religioso.
O mais interessante é que os chamados candidatos competitivos se esforçaram o tempo todo para esconder os seus principais apoiadores.
Quem não tinha apoiadores a esconder, funcionou como verdadeira metralhadora giratória, atingindo todos os seus adversários apoiados.
Quando se faz política para atingir o poder pelo poder, o resultado é esse que assistimos - as propostas estão todas dependentes do ovo que a galinha ainda vai botar.
Todas as promessas colocadas são inviáveis, pois a prefeitura não tem recursos para bancá-las e o governo do Estado, com o atraso dos repasses para a saúde pública, idem.
É uma verdadeira luta de vale tudo, onde a demagogia e os ataques estão presentes. Inimigos de ontem, amigos de hoje, e vice versa. Cada qual deixa transparecer, nessa exposição televisiva, as suas vaidades inconsequentes, com promessas que sabem que não irão cumprir.
Há menos de um mês das eleições, o desânimo do eleitor é evidente, e dois debates no mesmo estilo plastificado já estão programados. Haja patriotismo para enfrentar esses debates! Sei lá.
A revista Veja apresenta farto material para animar o encontro dos prefeitáveis à noite. Se o debate tiver como tema a nova história do mensalão, acho que a sessão ficará, pelo menos, animada.
Dos cinco candidatos presentes ao debate, três são da base de sustentação ao governo, e terão a obrigação de defender o indefensável.
É a grande oportunidade para que os outros dois candidatos, que não têm esse compromisso, de federalizar o debate, já que se discutiu muito o alinhamento dos governos, municipal, estadual e federal.
Nessa linha de sintonia entre os três poderes, será que essa descoberta do verdadeiro mandante do processo que é julgado no Supremo Tribunal Federal, não irá mudar os rumos do debate?
Tudo é possível acontecer no lixão da nossa política.

Gabriel Novis Neves
16-09-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.