segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CALOR E FUMAÇA


Todos estão caducos de saber que Cuiabá tem apenas duas estações meteorológicas no ano: calor com chuva e calor sem chuva.
Estamos em plena estação de calor sem chuva, acrescida pela fumaça.
Impressionante como, entra ano sai ano, as queimadas continuam, apesar dos desmentidos do governo.
A fumaça que domina Cuiabá neste final de inverno é proveniente dos múltiplos incêndios urbanos e das nuvens de queimadas trazidas pelos ventos do interior do Estado em chamas.
Todo o Estado é uma fogueira só.
O governo, para nossa indignação, está retirando dinheiro da verba destinada ao combate e fiscalização às queimadas criminosas, para outros destinos.
A nossa fauna, em fuga desesperada do fogo, faz a alegria dos turistas. Há poucos dias uma minhoca gigante para não morrer deixou o seu habitat em chamas e invadiu a rodovia.
Foi presa, fotografada e identificada, inicialmente, como cobra. Com a chegada dos especialistas, foi corrigido o equívoco, para frustração dos turistas – era uma minhoca gigante. Aquele bicho que fugia da morte certa na mata em chamas, quase que a encontra na rodovia movimentada.
O nosso ecossistema continua sendo agredido pela ganância dos homens, sempre insaciáveis pelos lucros materiais.
No enfrentamento do Homem X Natureza, os resultados são os piores possíveis para as futuras gerações.
Infelizmente, o desbravador desconhece esses detalhes, pois a sua meta é o lucro.
O calor de Cuiabá, com a baixa umidade do ar e a imensa nuvem de fumaça das queimadas, está invibializando a nossa tão fragilizada qualidade de vida.
A pergunta que ninguém responde: quem é o grande responsável por esse verdadeiro e repetitivo desastre ecológico em nosso território?

Gabriel Novis Neves
10-09-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.