sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amores

Ganhei um CD da Ana Carolina, a cancioneira das Gerais. Escutei todas as quinze poesias musicadas. Uma delas me chamou a atenção: “Aqui”.

A música é uma declaração de amor. Tempos atrás escrevi uma crônica que era também uma declaração de amor. E, coincidentemente, a crônica se chamava “Aqui”.

No entanto, são “Aquis” diferentes. E isto me faz lembrar o grande poeta cuiabano Manoel de Barros. Diz ele que “a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.

Assim, através da sua música “Aqui”, a cancioneira Ana Carolina declara seu encantamento pelo ser amado, enquanto que no meu “Aqui”, declaro meu encantamento pela cidade onde nasci.

Os dois “Aqui” tratam de amor, mas amores diferentes. Amores que produzem encantamentos, e, por isso mesmo, tão importantes para nós. Sei que o tema amor é antigo. Antigo como a humanidade - mas ele me fascina.

Não consigo imaginar a vida sem esses ingredientes: amor e encantamento – tão intimamente ligados.

O amor declarado da mineira-poetisa é um amor de espera, talvez um amor não correspondido. Despertou em mim certa solidariedade. Quem nesta vida nunca viveu um amor assim? Mas, ao mesmo tempo, despertou em mim uma vontade incontrolável de falar – outra vez - do amor pela minha cidade.

Ah, Cuiabá! Você sabe do encantamento que produz em mim. Apesar de tão abandonada, maltratada e humilhada, sei que percebe e sente o meu olhar carinhoso sobre você.

E como ser de outra forma? Você é o meu ventre materno. Nas suas profundezas estão guardadas as minhas mais alegres e doces recordações e - por que não dizer? – as mais tristes e amargas também.

Neste 8 de abril será acrescentado mais um ano em sua longa existência. Tenha certeza de que estarei “aqui”, presenteando-lhe com todas as energias positivas que a minha mente for capaz de emitir.

Aliás, Cuiabá, eu estarei sempre, e para sempre, aqui. Um dia, você receberá em suas entranhas este seu filho. Tenho certeza de que me guardará com o zelo e o amor de uma mãe amorosa.

“Aqui”, na canção da mineira Ana Carolina, e no artigo deste cuiabano, o tema fala do único sentimento com força suficiente para nos fazer suportar a vida com o coração aberto.

E é com o coração aberto que peço ao Glorioso São Benedito que derrame sobre a ex-Cidade Verde as suas bênçãos.

Gabriel Novis Neves

20-03-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.