sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

REVIRAVOLTA

Nunca, jamais, na história deste país, assistimos a uma reviravolta política como a que aconteceu na última eleição para a presidência do Senado Federal.

Esperava-se, com os novos tempos, a derrota por unanimidade do senador com residência e Memorial em São Luis (capital do seu Estado natal) - mas eleito, repetidas vezes, pelo Amapá.

O mandato de senador do maranhense pelo Amapá é legal, mas imoral. Cheira a um estelionato eleitoral de grosso calibre.

Para se perpetuar no poder, essa foi a única saída, já que no seu Estado natal, segundo dizem, não se elege. Muitos pensam que ele mora no Memorial que leva o seu nome – homenagem dos seus amigos.

Todo o Brasil conhece essa anomalia, e se cala! E ainda encontro gente falando em futuro, quando o Brasil é um país do passado.

A eleição do Senado me fez lembrar um antigo personagem do Jô Soares, que há anos estava na UTI de um hospital em coma induzido. Um dia os médicos resolveram acordá-lo. Totalmente desorientado, fez algumas perguntas sobre acontecimentos de antes do seu coma. Diante das respostas, desesperado, solicita aos médicos para colocar o tubo novamente. Preferiu ficar entubado pelo resto da vida.

É mais ou menos assim que vejo essa eleição.

A sociedade tornou-se pragmática como os políticos. Começou a trabalhar com resultados materiais, enterrando o velho e obsoleto humanismo. A filosofia em vigor é: “Cada um por si e Deus por todos”.

Como educar os nossos jovens, que, passivos, a tudo assistem?

E adianta indignar-se diante de velhinhos infratores dos princípios republicanos?

Dos nossos senadores, tenho certeza que o vencedor rachou a nossa bancada com o seu discurso prometendo quebrar paradigmas.

Ah! Que situação!


Gabriel Novis Neves

01-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.