domingo, 27 de fevereiro de 2011

Primeira

Como fez sucesso aquela propaganda do soutien, que terminava dizendo que do “primeiro ninguém esquece!”

Passei por mais uma primeira, de tantas primeiras experiências que já vivi - a colação de grau em Direito da minha primeira neta.

Na fila, novas formaturas virão. Que me desculpem os outros netos, mas o vô jamais se esquecerá da primeira formatura.

Não da sessão solene, mas dos detalhes.

Ao chegar ao recinto do ato acadêmico, recebi um pacote, que, num primeiro instante, achei que se tratasse de um trote para o veterano recordista em colação de grau.

Mas, no pacote encontrei uma camiseta preta - que eu deveria vestir - com os dizeres: Parabéns Milla!

Depois, percebi que nas costas havia uma frase em inglês, que o motorista que me acompanhava não soube traduzir.

No pacote tinha também: um apito, papel brilhante picado, um fio que sustentava uma enorme bola inflável – que eu deveria ficar segurando.

Na fileira de cadeiras atrás da minha, amigas e familiares abriram uma enorme faixa de saudação à Milla.

Palavras de ordem eram gritadas, com respostas combinadas.

Os outros formandos, em número de trinta e seis, faziam o mesmo.

Gostei daquele ambiente. O Magnífico Reitor, com vestes acadêmicas seculares, iniciou a parte formal da colação de grau dos futuros responsáveis pelo cumprimento das leis deste país.

Foi uma noite inesquecível! Emoções novas são sempre bem-vindas! A mensagem da jovem oradora da turma ficará sempre na minha memória. Tão jovem e tão amadurecida!

Abordou e representou, com excelente habilidade, temas atuais da nossa sociedade e, com rara felicidade, o tempo da faculdade.

Foi realmente muito agradável! A mensagem foi leve, fluídica, bem humorada – bem ao espírito da festa.

Foi, enfim, uma noite dedicada à liberdade e ao humor.

No dizer do romancista alemão (1763-1825) Jean Paul Richter: “A liberdade leva ao humor e o humor conduz à liberdade.”

Nada mais estimulante para um discurso de novos advogados, que o compromisso com a liberdade, através do humor.

A formatura da primeira neta, a gente nunca esquece.

Gabriel Novis Neves

19-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.