quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DÁ PARA ACREDITAR?

O novo ministro da Saúde é médico com militância política. Possui um belo currículo acadêmico e conhece bem a realidade da nossa saúde pública.

Um dos seus primeiros atos foi o de assumir com os médicos brasileiros, no dia três de janeiro, os seguintes compromissos, que estão disponíveis em MEDICINA, publicação oficial do Conselho Federal de Medicina, número 192, de janeiro de 2011.

São os seguintes os compromissos assumidos pelo ministro da Saúde:

01. Formar e fixar profissionais.

02. Garantir atendimento de qualidade à população e em tempo adequado para o tratamento do paciente.

03. Construir um pacto federativo para que a união, estados e municípios se comprometam com o aprimoramento do sistema público.

04. Defender a aprovação da Emenda Constitucional 29, referente ao financiamento da saúde.

05. Criar um fórum de discussão entre os setores público e privado.

06. Implementar melhorias no atendimento à saúde da mulher e da criança, a chamada Rede Cegonha.

07. Oferecer, por meio do Programa Farmácia Popular, medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes.

08. Cuidado especial e prioritário para a instalação das Unidades de Pronto Atendimento no Brasil (UPAs).

09. Combate e enfrentamento ao uso do crack no país.

10. Maior esforço no combate à dengue.

Após a leitura desses compromissos, lembrei-me muito do genial Mané Garrincha. Os jogadores da seleção brasileira estavam sentados no grande círculo do campo de treinamento na Suécia. O treinador era o Feola, que começou a orientar os seus jogadores. Chegou a vez do Mané Garrincha:

- Você, Garrincha, procura ficar em cima da linha lateral. Quando o nosso time sair para o ataque, Didi fará um lançamento para você. Pegue a bola e vai com ela em cima da linha lateral. Vem o lateral esquerdo para lhe dar o combate. Você o dribla e entra por dentro do campo. Vem o quarto zagueiro, você repete o drible e continua avançando em velocidade máxima em direção ao gol. No desespero, o zagueiro central vem para você. Nesse exato momento, passa a bola para o Vavá, que, livre da marcação, só terá o trabalho de enfiar a bola para as redes. Entendeu, Mané?

- Entendi, seo Feola – respondeu Garrincha.

- Alguma dúvida?

- Sim. O senhor combinou certinho com os jogadores da Rússia?

Esses dez compromissos do nosso ministro lembram muito a preleção do Feola. Será que ele já combinou com os ministros que possuem a chave do cofre? Com os deputados e senadores que aprovam as leis? Com os prefeitos de todo o Brasil? Com os governadores, especialmente os dos estados que irão servir de sede para a Copa de 2014? Estes, no momento, só pensam naquilo.

Com que dinheiro esses governadores da Copa irão construir as novas arenas, centros de treinamentos, aeroportos, desapropriações e o mega projeto da mobilidade urbana, além de outros?

Acho até bom dar uma assuntada na Presidente, que já declarou que o projeto do seu governo será cortar gastos, e já começou a combater a miséria.

Aqueles compromissos do ministro representam o sonho de todos os médicos brasileiros. Ele tem um custo não desprezível. Quem bancará? As prefeituras, com raríssimas exceções, estão quebradas. Os estados, inadimplentes, e o governo federal, com bisturi cortando verbas de orçamentos fantasmas.

Dá para acreditar na execução desses dez compromissos em quatro anos? Se pelo menos saísse um PAC para a saúde, eu teria alguma esperança. Sem a definição de recursos, fica difícil acreditar.

Gabriel Novis Neves

11-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.