terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prejudica

Existe um ditado popular que diz: “Tudo que abunda, não prejudica.” Discordo.

Acordei uma madrugada dessas com a cidade agradecendo à mãe Natureza - um escandaloso toró caía do céu.

Era a chuva abençoada, que há muito não assistia, com direito a raios, relâmpagos, trovões, além da abundância das águas.

E daí? Prejudicou a quem? Perguntarão.

A mim, impediu a caminhada estatutária, a passagem na padaria para a compra do pão e aquele dedinho de prosa.

O meu dia teve que ser replanejado - vítima da abundância da natureza. Não é fácil nessa altura dos anos em que me encontro conseguir executar um planejamento feito de última hora.

Onde encontrar o guarda-chuva, o par de galochas - da minha viagem feita há trinta anos -, a capa de chuva? Meu Deus! Sei que todas essas peças estão guardadas, e muito bem guardadas. O probleminha será encontrá-las.

A bendita chuva, que tão bem faz, principalmente, ao homem do campo, também causa horrores. Inundações, desabamentos, estradas interrompidas pela ruptura do asfalto, desmoronamentos, população desabrigada e a lamúria dos pobres, que perderam tudo que tinham.

O governo sempre comparece para dar apoio moral às vítimas, e só. No outro ano, com certeza, assistiremos à repetição da cena. Se há um investimento que o governo não gosta de fazer, chama-se prevenção.

A população, estimulada pela mídia, começa a sua campanha de solidariedade aos desabrigados, através de doações de alimentos e roupas.

O correto seria doação em dinheiro, que não perece. O diabo é que ninguém confia em ninguém, pois até sapato velho roubam.

Em Friburgo, as doações recebidas de todo o Brasil foram jogadas nas arquibancadas cobertas de um estádio de futebol. Pela abundância da solidariedade à gente sofrida da cidade serrana, as doações tiveram que ser colocadas também nas partes descobertas e no campo de futebol.

Resultado - outra tragédia. Desta vez do desperdício do material doado, recebido e deteriorado pelas chuvas.

A abundância é tão prejudicial que, impossibilitado pela chuva de fazer o que faço, escrevi este artigo - que não agradará a todos.


Gabriel Novis Neves

03-02-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.